Denise Bueno
Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

Mercado global de seguros deve crescer 4,8% nos próximos 10 anos

Crescimento médio anual na última década foi de 3,6%, segundo relatório da Allianz Trade 14 de Junho de 2022

Fonte: Allianz

O mercado de seguros vive uma década decisiva. A afirmação está baseada no estudo Global Insurance Report, produzido e divulgado recentemente pela Allianz Trade, empresa global especializada em seguro de crédito.

De acordo com o relatório, o setor deve crescer 4,8% nos próximos 10 anos, o que corresponde a um aumento de receita de 67% ou 2,8 trilhões de euros até 2032. Apenas para efeito de comparação, os índices neste segmento deverão ser 1,2% maiores, em comparação com a última década, que registrou crescimento médio anual foi de 3,6

Passado o período mais crítico da pandemia, apenas no ano passado, as seguradoras em todo o mundo arrecadaram cerca de 4,2 trilhões de euros, 5,1% a mais que em 2020. Da mesma forma, o ano de 2021 foi satisfatório para o mercado de seguros, principalmente para as economias mais fortes do mundo, como a europeia e norte-americana, que respondem por mais de dois terços desse crescimento. Os principais fatores que levaram a este desempenho foram a conscientização de riscos e a expansão de novos mercados, segundo os especialistas da Allianz Trade.

Ventos Contrários

A guerra na Ucrânia já apresenta consequências para o mercado de seguros. A divisão do mercado de trabalho for reorganizada e a importância do papel dos mercados emergentes será diminuída, o que afeta diretamente a classe média emergente mundial, considerada o motor deste mercado. Antes do conflito, era esperado que em 2022 o crescimento das seguradoras permanecesse forte, porém é provável que a receita cresça apenas 1 ponto percentual em relação ao ano anterior.

Além dos desafios trazidos pela guerra, o aumento de eventos climáticos nos próximos anos também pode comprometer as perspectivas otimistas para o setor. Os especialistas afirmam que a instabilidade climática deverá aumentar o número de chamados e ser o principal ponto de atenção para o ramo de seguros.

Relatório completo: Insurance Report 2022