home / notícias / Hapvida compra Hospital Octaviano Neves

Hapvida compra Hospital Octaviano Neves

Valor Econômico - 26 de Novembro de 2021

A Hapvida anunciou a compra de 73% do Hospital Octaviano Neves, localizado em Belo Horizonte, podendo chegar a 100% do capital social total. O valor da transação, considerando todas as ações, é de R$ 134 milhões. O hospital e maternidade é localizado na região centro-sul de Belo Horizonte, conta com 7,9 mil metros quadrados de área construída, maternidade, pronto-atendimento, laboratório de análises clínicas, serviço de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e centro cirúrgico.

O hospital possui 156 leitos operacionais, incluindo 45 leitos de terapia intensiva. Como parte do acordo, a Hapvida vai assumir um montante de até R$ 16 milhões em dívida líquida do hospital, sujeita a ajuste até o fechamento da operação.

Na avaliação da Hapvida, a transação é sinérgica, uma vez que o grupo possui aproximadamente 320 mil beneficiários em planos de saúde na região. Para os analistas do BTG Pactual, a aquisição fortalece a verticalização da Hapvida na capital mineira. Em relatório, os analistas Pedro Lima, Samuel Alves e Yan Cesquim comentam que o movimento parece sinérgico do ponto de vista geográfico e operacional, fortalecendo a verticalização da empresa na região metropolitana, com 6 milhões de habitantes.

Eles acrescentam que e aquisição é o terceiro movimento inorgânico desde a recente oferta subsequente (follow-on) da Hapvida. “A companhia foi muito ativa em novas oportunidades de fusões e aquisições, apesar da fusão em andamento com o grupo NotreDame Intermédica”, avalia a equipe do BTG, acrescentando que a combinação de negócios entre as duas é a favorita no setor.

Sobre a negativa do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em relação à compra da Plamed pela Hapvida, informada ontem pelo órgão antitruste, os analistas do BTG ponderam que a rejeição era amplamente esperada pelo mercado desde setembro do ano passado, quando a equipe técnica do Cade sugeriu que a transação seria rejeitada.