home / notícias / Seguro auto volta a aquecer após pandemia, diz CEO da Porto

Seguro auto volta a aquecer após pandemia, diz CEO da Porto

Roberto Santos diz que o impacto no valor de mercado de seminovos já está voltando a um patamar adequado

CNN - 28 de Novembro de 2022

O mercado de automóveis foi diretamente afetado na pandemia, com queda de vendas de veículos novos e seminovos. Os contratos de seguros também sofreram uma baixa significativa, já que muitos clientes passaram a não usar o carro devido ao longo período dentro de casa. Agora, o setor começa a se recuperar, de acordo com CEO da Porto, Roberto Santos.

Segundo ele, a subida do valor de mercado expressiva nos seminovos causadas pela falta de disponibilidade de veículos novos (zero quilômetros) no mercado, impactou muito forte a indústria de seguros de automóveis no país. Santos diz que esse impacto já ficou um pouco para trás.

“O impacto no valor de mercado de seminovos já está voltando a um patamar adequado. Ainda elevado, mas deixou de subir. A indústria agiu de forma responsável fazendo adequação de preços que acaba impactando no consumidor, mas foi necessária em relação à subida dos veículos”, explica

Na visão do CEO da Porto, a empresa não prevê para os próximos meses e ano a continuidade do impacto nos preços por conta da subida de seminovos, uma vez que o mercado deste segmento se estabilizou.

Venda de automóveis

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), as montadoras de veículos do Brasil produziram 206 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em outubro, queda de 0,8% sobre o volume montado em setembro, enquanto as vendas de novos recuaram 6,7%, para 180,9 mil unidades.

Na comparação com outubro do ano passado, a produção foi 15,1% maior, enquanto os emplacamentos mostraram avanço de 11,4%.

Quando se fala em seminovos, as vendas acumulam alta de 3,3% nos dez primeiros meses do ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).

Em outubro deste ano, foram emplacados 180.884 veículos, ao considerar automóveis, comerciais leves (como vans), caminhões e ônibus. No ano, o total é de 1.683.276 emplacamentos.

Neste recorte, a venda de veículos no mês passado teve queda de 6,74% ao comparar com setembro deste ano, mas avançou 11,44% em relação a outubro de 2021.

Já ao adicionar motos e implementos rodoviários, o setor automotivo registra 2.957.600 veículos no acumulado do ano, sendo 316.919 somente em outubro.