Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

ICES recua em abril, mas expectativa de rentabilidade fica positiva pela primeira vez

Comentários Econômicos - 07/05/2013


Prezados Senhores,

Para conhecimento e para pensar...

Iniciado em 2012, o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) é um indicador mensal que mede a confiança empresarial, sendo calculado em parceria com a Revista Cobertura. Em toda última semana de cada mês, as empresas desse segmento são entrevistadas e, a partir das respostas, as expectativas do setor para os próximos 6 meses são representadas por um número (que fica entre 0 e 200). Na determinação dessa variável, três fatores são considerados: economia brasileira, receita e rentabilidade das seguradoras.

Na sua 6ª edição, o ICES recuou para 111,4, mais uma vez puxado pela diminuição do otimismo quanto ao comportamento futuro da economia brasileira. Porém, um fato importante dessa nova edição é que - pela primeira vez desde o início do cálculo desse indicador - a expectativa com a rentabilidade das companhias ficou positiva. Ou seja, mais seguradoras apostam que a rentabilidade do setor vai melhorar no futuro, com relação às que pensam de forma oposta.

Abaixo, a evolução do ICES.

Aproximadamente 60 grupos seguradores participam mensalmente desse estudo.

Veja a análise completa dos resultados clicando aqui.


Ver outros artigos de Comentários Econômicos