home / histórico do sindsegsp

Histórico do SindsegSP

O Sindsegsp (Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização do Estado de São Paulo) é uma das mais importantes entidades da categoria. Tem como associadas as principais empresas de seguro, previdência e capitalização do país, que respondem por uma movimentação anual equivalente a metade de toda arrecadação do mercado de seguros.

O setor emprega em torno de 40 mil pessoas, sendo 21 mil apenas no Estado de São Paulo.
Metade dos negócios com seguros realizados no Brasil tem origem em São Paulo, sendo expressivo o pagamento de indenizações e prestação de serviços. Isto se traduz em bilhões de reais devolvidos aos segurados.

A história do sindicato começou em 1941, quando a entidade que representava as empresas de seguros, que já existia desde julho de 1923, foi oficialmente reconhecida pelo governo através de uma carta assinada pelo Ministro de Estado dos Negócios, do Trabalho, da Indústria e Comércio. A criação do sindicato foi essencial para criar uma ponte sólida por onde as reivindicações e os interesses das seguradoras paulistas pudessem transitar e chegar ao conhecimento do governo.

Hoje, o Sindsegsp congrega mais de 70 empresas associadas, de capital nacional e estrangeiro. Seus representantes reúnem-se periodicamente para debater temas atuais do setor, discutir melhorias nos produtos e serviços oferecidos, propor ou discutir sobre novas leis e promover o relacionamento com entidades e autoridades do Estado e da capital paulista.

Essa captação e a promoção de informações é um dos mais importantes focos de trabalho do sindicato. Procuramos, ainda, orientar a sociedade, com a difusão da Cultura do Seguro com programas para jovens do ensino médio, universitários e formadores de opinião esclarecendo dúvidas sobre o seguro e seus princípios mais importantes.

Nossas metas são a de garantir os direitos do mercado segurador, agir como legítimo defensor em sua rede de relacionamento (empresas, agentes e consumidores), colaborar com o Poder Público e contribuir para a expansão do mercado segurador paulista.