home / linha do tempo

Linha do Tempo


Fundado em outubro de 1941, o Sindicato das Seguradoras, Previdência e  Capitalização no Estado de São Paulo foi reconhecido pelo Ministério do Estado de Negócios, Trabalho, Indústria e Comércio como uma entidade patronal. O início da sindicalização remonta a julho de1923, com a criação do Comitê Mixto Paulista quando o setor começou a se organizar em São Paulo. Em 1936 constituiu o sindicato, sob forma de entidade de classe institucional sob a presidência de Vicente de Paulo Silvado Alvarenga, embora ainda não tivesse a carta de reconhecimento das autoridades enquanto  que em outubro de 1941 passa a ser reconhecido oficialmente sob a presidência de Francisco Heribaldo Kenworthy.

 

1936 O Sindicato das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado de São Paulo foi fundado em 29 de julho de 1936, tendo como objetivo o estudo, coordenação, proteção e representação legal das empresas de seguros privados e de capitalização, tendo por base territorial o Estado de São Paulo, e o intuito de colaborar com os poderes públicos e as demais associações, no sentido da solidariedade social e da sua subordinação aos interesses nacionais.
   
1941 É reconhecido pelo Ministério de Estado dos Negócios, Trabalho, Indústria e Comércio como entidade patronal em um período de guerra mundial.
   
1944 O sindicato se fortalece com a associação de 18 novas companhias aos seus quadros.
   
1945 Intensifica ações pela manutenção do seguro de acidentes do trabalho.
   
1951 Início das ações lideradas pelas seguradoras de São Paulo e apoiada pelos Sindicatos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia para criação do Estatuto Social da Fenaseg.
   
1953 Reconhecida oficialmente a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), cuja criação foi muito apoiada pelas empresas de seguros de São Paulo.
   
1954 O sindicato passa a integrar o Conselho Técnico do IRB Brasil RE.
   
1955 Organização do evento comemorativo do Dia Continental do Seguro e a II Conferência Brasileira de Seguros Privados.
   
1958 Inaugurada a sede própria do SindsegSP na Av. São João, 313 em prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer.
   
1965 Regulamentada a profissão de Corretores de Seguros, com atuação de seguradores paulistas junto as autoridades.
   
1966 É criado o Sistema Nacional de Seguros, com dedicação de técnicos do mercado segurador de São Paulo. O Sistema é constituído pelo CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados, pela Susep - Superintendência Nacional de Seguros Privados, pelo IRB-Brasil RE, pelas Sociedades Seguradoras e os Corretores de Seguros. Normalizada a cobrança bancária de prêmios de seguros.
   
1967 Aprovação das instruções de registros de corretores de seguros distinguindo pessoas físicas e jurídicas. Criada a regulamentação da capitalização.
   
1968 Lançamento do 1º Boletim informativo com o intuito de manter o mercado sempre em dia com os assuntos que afetam seus interesses e promover como seu objetivo principal, um entrosamento estreito entre o Sindicato e suas associadas.
   
1969 Implantação de plantões da assessoria jurídica às associadas, em 29 de agosto de 1969.
   
1970 Promovida pela Diretoria palestra sobre Resseguro Incêndio, o convidado foi o Sr. Jorge de Marco Passos, Chefe do departamento técnico do IRB.
   
1971 Exposição sobre as normas baixadas para constituição e aplicação das reservas técnicas das sociedades seguradoras.
   
1972 Apoio da Diretoria às Companhias sinistradas no incêndio do Edifício Andraus, ocorrido em 24.02.1972, que destruiu as instalações da delegacia da SUSEP em São Paulo.
   
1973 Promoção do curso de Contabilidade de Seguros pela Comissão de Assuntos Contábeis e Fiscais.
   
1974 Campanha institucional do seguro. Realizada pela Folha de São Paulo, publicado às terças-feiras, uma página contendo amplo material sobre o setor de Seguros.
   
1975 Participação de representantes da Comissão Técnica de Seguros Transporte, no evento IV Congresso Nacional de Transporte Rodoviário de Carga, para debater problemas vinculados ao sistema de transporte de mercadorias por rodovia.

Instalada a Comissão de Seguros de Responsabilidade Civil Geral e a Comissão de Recursos Humanos.

   
1976 Instalada a Comissão de Seguros de Riscos de Engenharia e Quebra de Máquinas.
   
1977 Patrocínio da 10ª Conferência Brasileira de Seguros Privados, abordando o tema "O Seguro Brasileiro na Próxima Década".

Ciclo de palestras e debates sobre "A Nova Lei das S. A.".

   
1978 Ofício do Presidente do Sindicato, Walmiro Ney Cova Martins ao Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, postulando providências junto aos órgãos estaduais, no sentido de que passem a admitir o "Seguro de Garantia de Obrigações Contratuais", como opção para caução em licitações de obras públicas ou de fornecimento de material, a exemplo do que ocorre na esfera federal, municipal e de noutros estados.
   
1979 Publicado no Caderno Especial o trabalho preparado pela Comissão de Seguros Diversos do Sindicato, sobre "Seguro de Garantia de Obrigações Contratuais", modalidade de seguro implantado no país.
   
1980 Início da Comissão de Assuntos Jurídicos, integrada por advogados de associadas.
   
1981 Instalado no Sindicato o serviço de prevenção à fraude contra o seguro, abrangendo os seguros de acidentes pessoais, automóveis e responsabilidade civil facultativo, DPVAT, incêndio, responsabilidade civil geral, riscos diversos, roubo, transporte e vida em grupo.
   
1982 Apoio ao evento "Seguro - Segurança Viária", primeiro encontro entre autoridades de trânsito e empresários de seguros promovidos pelo Insurance Institute for Highway Safety of Washington (centro de pesquisas com trabalhos notáveis, considerados antológicos e irrepreensíveis em sua base de pesquisas).
   
1983 Criada 2 Comissões Especiais de Marketing:

A 1ª para dar subsídios ao mercado, visando o seu desenvolvimento e a 2ª para sugerir alterações e facilidades que venham a reduzir os custos com a administração de seguros.

   
1984 Realização da Conferência relacionada a "Seguro de Roubo em Bancos", no "1º Seminário Latino-Americano sobre Segurança e Proteção a Bancos".
   
1985 Primeiro Café de Negócios realizado pelo sindicato e sua Comissão Especial de Marketing.
   
1986 Inaugurada as novas instalações e ampliação da sede do sindicato. Comemoração de 50 anos como Entidade Representativa das Seguradoras de São Paulo.

Aprovado parecer sobre o enquadramento das seguradoras às novas normas da circular Susep nº 021 de 1986 pela Comissão de Assuntos Jurídicos do Sindicato.

Colocado à disposição das associadas o cadastro geral do Serviço de Prevenção à Fraude Contra o Seguro, sistema criado no Sindicato.

   
1987 A Diretoria do Sindicato com o objetivo de promover maior integração as entidades de seguros cederam, em comodato, espaço e infraestrutura para se instalarem em sua sede a Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro, a Associação Brasileira de Engenheiros de Seguros, a Associação dos Advogados de Sociedades Seguradoras no Estado de São Paulo e o Clube Vida em Grupo-SP.

Franqueadas aos representantes das seguradoras cadastradas junto ao Serviço de Prevenção à Fraude Contra o Seguro, informações sobre fraudes praticadas contra as sociedades seguradoras.

   
1988 Lançamento do documentário "O Jogo do Tempo", produzido em comemoração ao cinquentenário de fundação do Sindicato.
   
1989 A Diretoria do Sindicato marcou presença no painel promovido pelo DETRAN de São Paulo, sobre a polêmica relação entre o adolescente, o automóvel e a lei.

Promoção em conjunto com a Fenaseg e o Sindicato do RJ, do Seminário "Influências de Hiperinflação na Indústria de Seguros - Uma experiência Argentina".

   
1990 Reunião da Diretoria com os dirigentes das empresas associadas para discutir os reflexos do momento econômico na atividade seguradora.

Patrocínio do 1º e 2º "Encontro de Gerentes de Sinistros", iniciativa da Comissão Técnica de Sinistros e Proteção ao Seguro. No 1º, apresentaram dados econômicos e abordaram a fraude em seguro. No 2º debateram temas, tais como: a necessidade de interação com o mercado, armazenamento de dados no cadastro de fraude contra o seguro e formação de técnicos voltados a área de sinistros.

   
1991 Reunião com as lideranças do setor de seguros de São Paulo, no tocante a interpretação das regras para desindexação da economia no dia 04 de fevereiro de 1991. As propostas aprovadas foram levadas ao Conselho consultivo da Fenaseg.
   
1992 Instalado na sede do Sindicato terminal de vídeo para consultas on-line do cadastro de veículos do DETRAN.

Criada a Comissão Técnica de Seguros Sociais e Saúde e a Comissão Técnica de Informática, para assessorar a Diretoria e as empresas associadas nos respectivos setores.

   
1993 Aprovada em Assembleia Geral Extraordinária, a participação do SindsegSP, no projeto de criação de Curso Especial de Graduação em Atuária na USP.

Lançado oficialmente o Cadastro Nacional de Sinistros - CNS, um sistema de identificação e cadastro de veículos segurados no Brasil. Desenvolvido pela Fenaseg em conjunto com o SindsegSP.

   
1995 Em conjunto com a Fenaseg o sindicato contratou estudo de consultoria para mapear as principais mudanças e impactos no setor com a estabilidade da moeda e fim da era inflacionária. Reforça nesse período suas comissões técnicas
   
1997 É criado o Instituto São Paulo Contra a Violência, com forte apoio do SindsegSP aliado a entidades de classe de diversos setores de São Paulo.
   
1998 As comissões técnicas passam agir de forma mais ativa, levando temas para análise, discussão e formalização de opiniões, com postura aberta e receptiva.

Palestras no auditório sobre o tema "Desenvolvimento e Sensibilização - Performance Profissional" organizada para os 130 participantes das Comissões Técnicas.

   
1999 Alterada a denominação social do SindsegSP, que passa a ser Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização, de Resseguros e de Previdência Complementar no Estado de São Paulo.

Inaugurado e batizado de Humberto Roncarati, o novo auditório do SindsegSP, com modernos equipamentos de som e imagem.

Realização do "XI Fórum Jurídico do Seguro Privado" - São Paulo, pelo SindsegSP em conjunto com o II Tribunal de Alçada Civil - SP, com o patrocínio da Funenseg e o apoio da Fenaseg, nos dias 21 e 22 de maio de 1999.

   
2000 Com a colaboração do Sindicado foi inaugurado o Disque Denúncia, em uma parceria ao Instituto São Paulo contra a violência com a Secretaria de Segurança Privada de São Paulo.
   
2001 Lançado o selo com a logomarca do disque denúncia, desenvolvido por sugestão da Diretoria do Sindicato e estudado e viabilizado pela Comissão Técnica de Marketing, a ser usado na documentação expedidas pelas seguradoras.

Implementado projeto do Sindicato, no reparo de 30 ambulâncias em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Realização do "Fórum Jurídico do Seguro Privado", no Guarujá.

   
2002 Palestra com apoio do SindsegSP sobre "Ação das Autoridades contra os Desmanches Ilegais".

Apoio a Conferência "Planos de Ação para o combate às Fraudes em Seguros", organizada pelo IBC - International Business Comunications.

Seminário sobre o Novo Código Civil, promovido pela Fenaseg e SindsegSP.

   
2003 Reformulação da marca, revitalização do site, relançamento do jornal interno, produção de perfil institucional e ampliação da interação com outros públicos.

Inicia a realização de edições do Seminário de Ética e Transparência na Atividade Seguradora.

Início do novo ciclo de palestras sobre o tema "Arbitragem", organizada pela Comissão Técnica de Assuntos Jurídicos.

   
2004 Apresentação oficial do presidente e de todos os membros da diretoria no Palácio dos Bandeirantes na sede do governo estadual.

Participação na ExpoMoney 2004.

Promove com a Academia Paulista de Magistrados a realização em Amparo (SP) do I Fórum Jurídico da Atividade Seguradora.

Inclusão do "Disque Denúncia" no site.

   
2005 Colocado em prática o programa "Cultura do Seguro" em parceria com o Sincor-SP, e que conta com o apoio da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo.

Apoio ao II Fórum Jurídico da Atividade Seguradora, em São Roque (SP).

   
2006 Reformula seu estatuto social.

Em parceria com o Sincor-SP, relança o programa Cultura do Seguro "Educar pra Proteger" voltado aos jovens do ensino fundamental.

   
2007 Incorpora o Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada no Estado de São Paulo - Sindepp e passa a representar regionalmente a previdência complementar.
   
2008 Batizado de Seguro em todo o Estado o SindsegSP e Sincor-SP promovem encontros nas cidades do interior paulista incentivando a cultura do seguro promovendo expressivos eventos desde então para formadores de opinião.
   
2009 Em parceria com o Sincor-SP, estiveram em Marília; Piracicaba; São José dos Campos; Franca; Assis e em Santo André, dando segmento ao Seguro em todo Estado.
   
2010 Apoio ao Programa Seguro, veiculado na TV Gazeta de São Paulo.

Em parceria com o Sincor-SP, estiveram em Santos e em Jundiaí, dando segmento ao Seguro em todo Estado.

   
2011 Seminário sobre Veículos Pesados, cargas e implementos rodoviários - SindsegSP e Fenseg.
   
2012 Assina convênio com o CIEE e em conjunto com o Sincor-SP lançam o programa "Pense Seguro" para realizar palestras a alunos de universidades sobre os benefícios do seguro, inserido em um planejamento que garanta proteção contra os riscos.

Comemora os seus 70 anos de fundação após a autorização sindical oficial e lança livro comemorativo.

   
2013 Destaque para o uso intenso das instalações do Sindicato pelas associadas, sobretudo pelas videoconferências que são realizadas constantemente. Essas por sua vez trazem economia substancial, pois evitam deslocamentos para viagens de São Paulo ao Rio onde estão as sedes das Federações.

Em parceria com o Sincor-SP, estiveram em Assis e em Santo André, dando segmento ao Seguro em todo Estado.

   
2014 Inaugurada oficialmente a nova sede do sindicato na Avenida Paulista. Depois de 50 anos no centro de São Paulo o Sindseg SP muda de região para um local moderno e funcional.

Na inauguração estiveram além do Presidente Mauro Batista, o Presidente da CNseg Marco Antonio Rossi, representantes do poder público e o Bispo Dom Fernando Figueiredo que fez uma benção especial do novo local. Os Diretores, representantes e executivos das associadas estiveram presentes nesta data especial.

O SindsegSP conseguiu a adesão de outros sindicatos pares para a contratação de um megaprojeto, chamado "Trânsito Seguro".

   
2015 Durante o mês de maio, o SindsegSPem parceria com o Sincor-SPe a ONG Terapeutas do Trânsito, apoiaram o Movimento Maio Amarelo, com objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes no trânsito, ressaltando a importância do trânsito seguro.

Devido as novas instalações na Avenida Paulista, o SindsegSP propiciou ao setor apoio importante para as reuniões e palestras.

   
2016 Mudança estatuária: incorporação das empresas de resseguros ao SindsegSP.

Audiência realizada no Palácio dos Bandeirantes com o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para reforçar os laços com o Governo do Estado.

   
2017 Lançado o programa "Projeto de Vida Segura", parceria entre o SindsegSP, Sincor-SP e Secretaria da Educação de São Paulo, iniciativa que mescla educação financeira, difusão da importância do seguro e responsabilidade social.

Maio Amarelo, campanha destinada a reduzir a violência no trânsito, em parceria com o Sincor-SP e duas ONGs.

Lançada a plataforma de Comunicação "Uma vida segura", com dois canais: um blog e uma fanpage no Facebook.

Prêmio Destaque Amarelo 2017, com a presença do Presidente Mauro Batista, solenidade realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, no auditório Vivo.

Certificado Entidade Laço Amarelo, o Sindicato é a primeira entidade a receber esta homenagem no País.

Participação ativa do SindsegSP e Sincor-SP na semana Nacional do Trânsito, em parceria com a ONG Picadeiro do Asfalto, realizando ações educativas.

   
2018 Espaço de Inovação e Tecnologia, grupo criado pelo SindsegSP, em agosto de 2017, com o objetivo de aprimorarem a inovação.

Em parceria com o Sincor-SP, estiveram em Campinas e em Piracicaba, dando segmento ao Seguro em todo Estado.

Em parceria com o Sincor-SP e com a ONG Picadeiro do Asfalto, realizou ações educativas em diferentes municípios paulistas durante a Semana Nacional do Trânsito.

   
2019 Em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, realizou o 1º Seminário da Mobilidade Humana Segura e Sustentável.

O SindsegSP foi agraciado pelo terceiro ano consecutivo, com o prêmio "Destaque Amarelo", em reconhecimento as ações realizadas em prol do Movimento Maio Amarelo, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal (RN) no dia 28 de junho de 2019.

Em parceria com o Sincor-SP, estiveram em Bauru; Mogi das Cruzes e em Piracicaba, dando segmento ao Seguro em todo Estado.

   
2020 Com a pandemia Covid-19 os encontros presenciais passaram a ser virtuais, possibilitando manter uma agenda produtiva.

O foco do "maio amarelo" passou para a Semana Nacional do Trânsito, ocorrida em setembro, com diversas iniciativas virtuais alertando para os riscos de misturar álcool e direção.

Pelo Instagram por meio da página Uma Vida Segura foram divulgados vídeos abordando trânsito, direção defensiva, álcool e importância do seguro de RC.

   
2021 Mudança da sede para a Alameda Santos, nº 2335, 11º andar, espaço menor, mas com condições operacionais eficientes preservando conforto e segurança aos usuários.

Lançamento do livro "80 Anos pela Difusão da Cultura do Seguro", em papel e formato digital, narrando a história do sindicato seu trabalho e empenho na trajetória do segmento de seguros.

2022 Lançamento do programa Giro do Seguro, um videocast em que dirigentes do Sindseg SP recebem personalidades do mercado para tratar de assuntos relevantes do setor.
2023 Lançamento do programa Escolha Segura, apresentado por Antonio Penteado Mendonça, traz histórias reais de como os seguros agiram positivamente na vida das pessoas.