Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

Em julho, ICES cai pelo 6o mês seguido

Comentários Econômicos - 04/08/2014


Prezados Senhores,

Para conhecimento e para pensar...

Em julho de 2014, o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) alcançou o valor de 80,8. Esse é o seu menor valor, desde que esse indicador foi criado, há quase 2 anos. Agora, temos o 6º mês consecutivo de queda. Como tem sido uma característica ao longo de 2014, o motivo principal para essa trajetória é a expectativa desfavorável com o comportamento futuro da economia brasileira.

Em julho, o ICSS (Índice de Confiança do Setor de Seguros) atingiu o valor de 81,3, com queda de 3,5% em relação ao mês de junho.

Uma das poucas notícias favoráveis nesse último cálculo foi a pequena recuperação registrada no grau de confiança das resseguradoras, fato captado pelo ICER (Índice de Confiança e Expectativa das Resseguradoras). Nesse caso, sobretudo pela expectativa mais favorável quanto à rentabilidade futura dessas companhias.

Abaixo, como ilustração, gráfico com a trajetória do ICES.

Em anexo e abaixo, a análise mais detalhada dos resultados.

http://www.ratingdeseguros.com.br/pdfs/ICSSjul2014.pdf


Ver outros artigos de Comentários Econômicos