Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

Insolvência das seguradoras pós-crise

Comentários Econômicos - 04/05/2015


Recentemente, o instituto de pesquisas Geneva Association, especializado na área de seguros, divulgou o estudo "U.S. and Japan Life Insurers Insolvencies Case Studies Lessons learned from resolutions".

Ver...

https://www.genevaassociation.org/media/913756/ga2015-insurance-resolution.pdf

O objetivo do trabalho foi fazer uma análise de insolvência das seguradoras de vida, pós-crise de 2008. No texto, são analisados também casos específicos de empresas nos EUA e Japão que tiveram problemas, e o que foi feito em cada situação.

Uma das principais conclusões é que os resultados foram aceitáveis. Por exemplo, tivemos, no máximo, 0,04% das perdas possíveis em um ano, conforme tabela abaixo, que agrega os dados de diversos países.

O texto é uma boa referência bibliográfica para as áreas de "compliance" das seguradoras e também para as autarquias responsáveis por zelar pelo bom andamento desse setor no Brasil.


Ver outros artigos de Comentários Econômicos