Economia do Seguro
Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).
Comentário Econômico nº 544
Comentários Econômicos - 08/05/2018
Prezados Senhores,
Particularmente, a consultoria McKinsey tem escrito bastante sobre o futuro da indústria automobilística.
Por exemplo, podemos citar o texto “The automotive revolution is speeding up” (“A revolução automotiva está acelerando”).
Ver...
Na tabela abaixo, quatro tendências mencionadas.
Tendências |
Comentários |
Veículo sem motorista |
Em 2016, cerca de 1% dos veículos vendidos estavam equipados com tecnologia básica para condução autônoma parcial. Hoje, 8 das 10 principais indústrias automobolísticas já anunciaram planos para uma tecnologia autônoma até 2025. |
Mobilidade compartilhada |
Até 2017, aproximadamente US$ 30 bilhões foram investidos apenas em “start-ups” de carona. Mas há um forte potencial de crescimento: menos de 1% das milhas transportadas hoje são realizadas usando serviços de mobilidade compartilhada. Para os próximos anos, a taxa de crescimento é elevada. |
Conectividade |
Atualmente, apenas 12% dos carros são equipados com soluções de conectividade incorporadas, mas a porcentagem de consumidores prontos e dispostos a mudar de marca de carros para uma melhor conectividade dobrou nos últimos dois anos. No segmento premium, a maioria dos indústrias já instalou sistemas de conexão em todos seus novos veículos. |
Carros elétricos |
Menos de 5% dos veículos vendidos em 2016 foram equipados com a possibilidade de serem elétricos. Daqui a 5 a 10 anos, as principais indústrias já querem que mais do que 50% dos seus modelos já tenham essa possibilidade tecnológica. |
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