Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

Uso de Celular ao Dirigir

Comentários Econômicos - 19/08/2013


Hoje, uma preocupação importante na segurança de trânsito se refere ao uso de celular ao dirigir. Por exemplo, segundo as estatísticas dos EUA, aproximadamente 400 mil pessoas são feridas anualmente por esse comportamento, com uma média de 3 mil mortos. Esse comportamento é assimétrico, dependendo da idade do motorista. Abaixo, gráfico com o percentual de motoristas que usam o celular ao dirigir naquele país - segundo diversas faixas etárias, sendo a mais crítica dos 16 aos 24 anos.

Em virtude dessa situação, uma iniciativa interessante foi a campanha, patrocinada pelas próprias empresas de telefonias daquele país, denominada "TEXTING & DRIVING... it can wait". O seu site (ver... http://www.itcanwait.com), desenvolvido em estrutura lúdica, com vídeos e depoimentos, busca atingir justamente um público mais jovem.

No Brasil, a legislação se tornou mais rígida nos últimos anos, mas talvez intensas campanhas educativas, junto com a divulgação de dados estatísticos, tal como em outros países, possam ter efeitos também positivos.


Ver outros artigos de Comentários Econômicos