Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

Mulher e a Evolução Profissional

Comentários Econômicos - 30/01/2014


No final do ano passado, a Funenseg divulgou um estudo amplo e pioneiro sobre a presença da mulher no mercado de seguros, denominado "Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil".

Ver...

http://www.ratingdeseguros.com.br/pdfs/ESTUDOS_MULHERES_27_TOTAL.pdf

Outra boa referência desse assunto é o trabalho recentemente divulgado pela consultoria McKinsey, denominado "Gender diversity in top management: Moving corporate culture, moving boundaries".

Ver...

http://www.mckinsey.com/Insights/Organization/Moving_mind-sets_on_gender_diversity_McKinsey_Global_Survey_results?cid=other-eml-alt-mip-mck-oth-1401

Agora, o estudo é o resultado de pesquisa com quase 2 mil executivas de grandes organizações em todo o mundo. A principal conclusão é que as profissionais mulheres desejam progredir, mas os fatores e a cultura nas empresas são os maiores impeditivos, muito mais importantes do que os aspectos individuais de cada uma.

Abaixo, gráfico com um indicador da participação feminina em cargos de direção nas maiores empresas. Em 2013, como referência, na Noruega, esse percentual é 34%; nos EUA, 16%; no Brasil, é 6%.


Ver outros artigos de Comentários Econômicos