Economia do Seguro


Francisco Galiza
Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

FENACOR lança o ICSS, um índice de confiança de todo o setor de seguros!

Comentários Econômicos - 20/02/2014


Em 2012, o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) surgiu como o primeiro indicador de confiança criado especificamente para o mercado de seguros no Brasil. Hoje, para a determinação desse número, aproximadamente 65 grupos seguradores brasileiros são entrevistados todo mês, medindo assim o nível de confiança e as expectativas desse segmento empresarial.
 
Nesse momento, é com satisfação que anunciamos que tal projeto muda de etapa!
 
A partir do próximo mês - e contando agora com o apoio da FENACOR (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros) -, essa metodologia será ampliada para outros agentes atuantes no mercado de seguros. Agora, teremos, além do indicador citado acima, o ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e o ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
 
Assim, com os três indicadores citados anteriormente (ICES, ICER e ICGC), será calculado automaticamente o ICSS (Índice de Confiança do Setor de Seguros), que, ao final, levará em conta mensalmente a opinião de mais de 100 companhias ligadas a esse setor, reforçando com isso o seu grau de precisão.
 
Abaixo, o logotipo do ICSS.


Ver outros artigos de Comentários Econômicos