Denise Bueno
Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

Na MAG Seguros, 58% dos funcionários são mulheres; já no time comercial, elas representam 60,6%

O Sonho Seguro conversou com a especialista em gente, Patrícia Campos, diretora executiva de Gente e Gestão na MAG Seguros 14 de Março de 2023
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 Denise Bueno

A equidade de gênero em seguros tem ano a ano se aproximado do equilíbrio. Em algumas seguradoras, o time feminino já ultrapassou a meta de metade da equipe. O Sonho Seguro conversou com a especialista em gente, Patrícia Campos, diretora executiva de Gente e Gestão na MAG Seguros, para contar um pouco da estratégia do grupo centenário nesta jornada sobre a diversidade no setor de seguros. Os percentuais estão acima da média do setor. No mercado de seguros, as mulheres representam 55% do total de trabalhadores, segundo pesquisa da Escola de Negócios e Seguros (ENS), divulgada em setembro de 2022. 

Quais as principais estratégias de seleção, recrutamento, treinamento e preparação e de promoção das mulheres?

Acreditamos que a entrada das mulheres no mercado segurador alavancou o crescimento de nossa indústria. Na MAG fomentamos uma cultura que não vê a mulher como empecilho, e também as desenvolvemos para se tornarem líderes. Promovemos ações internas e benefícios que diminuem os efeitos das dificuldades que a mulher ainda enfrenta no mercado de trabalho e criamos um canal ativo de escuta que presta todo o suporte necessário e melhorias para uma jornada de trabalho mais leve, sem preconceitos e de crescimento profissional. Não abrimos vagas que dão opção da liderança definir se quer contratar um homem ou uma mulher, eles descrevem as competências requeridas e o salário inicial está definido independente de quem será aprovado. 

Como evolui o percentual de mulheres dentro da empresa e quais as metas?

Na MAG, 58% do nosso quadro de colaboradores são mulheres e 48% dos nossos cargos de gestão são ocupados por elas. Já no time comercial, 60,67% são mulheres e elas representam 51,5% das lideranças comerciais. Construímos um ambiente em que a presença feminina não é uma meta, tornou-se natural atrairmos mulheres para o negócio porque elas tem em quem se referenciar e encontram aqui um ambiente propício ao seu desenvolvimento e crescimento profissional.   

E a participação em cargos de liderança?

Atualmente, na MAG, 22% das mulheres ocupam posição de liderança estando bem representadas em todos os níveis. Nossa Universidade Corporativa promove assessment e a formação de novas lideranças que nos últimos anos têm apresentado um virtuoso equilíbrio entre homens e mulheres. Uma das ações para promover o desenvolvimento de carreira foi a implementação do Programa “Impulsionando Mulheres na Liderança”. O objetivo foi preparar as mulheres que estão em cargos de níveis táticos (média gestão) para assumir futuras posições mais estratégicas (superintendência e diretoria), aliado à mentoria. Comprovamos que a ampliação e consolidação de competências elevou o nível de prontidão para assumir essas posições. 

Cite outras práticas de inclusão da empresa.

Trazemos o tema Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) como prioridade estratégica da companhia há alguns anos. Em 2021, criamos o Programa Plural com o objetivo de organizar ações e disseminar o tema em nossa cultura e temos nossa política amplamente divulgada. A empresa não tolera nenhum tipo de discriminação, faz parte dos nossos inegociáveis, por esse motivo, dissemina o Código de Ética e Conduta entre os novos e atuais colaboradores. Realizamos campanhas de conscientização interna e externamente, projetos com Grupos de Afinidade com temática LGBTQIA+ e PcD, Momento Plural no MAG Day, Palestra específica para C-levels sobre DE&I e vieses inconscientes, promovemos workshops sobre grupos minorizados para as lideranças e webinares sobre o tema para preparar a força de vendas durante as visitas aos clientes e engajamos com frequência todos os colaboradores nessa temática, deixando claro que garantir um ambiente diverso e inclusivo deve ser um compromisso de todos. Além disso, realizamos um programa de formação de novos corretores com apoio financeiro que serve de inspiração para quem deseja começar uma nova carreira no mercado de seguros de vida e previdência. Oferecemos todo o suporte necessário no processo de formação, incluindo uma bolsa integral e preparo com profissionais experientes do setor. Em março ingressaram cerca de 140 novos corretores e com 50% de mulheres, absolutamente equilibrado. Reconhecemos que se há um fator que promove equidade é a remuneração variável, os ganhos são determinados pelo nível de dedicação e desempenho, sejam funcionárias ou autônomas, e temos acompanhada o crescimento da renda das mulheres e a conquista de premiações. 

Quais são as metas para inclusão de mulheres?

Acreditamos que a mulher tem o direito de equilibrar a sua vida profissional com a vida familiar, afinal aqui na MAG 55% delas são mães, por isso, além dos benefícios como plano de saúde diferenciado e auxílio creche e babá, promovemos práticas que suportam esse equilíbrio: modelo híbrido de trabalho, programa família segura, licença maternidade estendida, e isenção de coparticipação nos exames de prevenção em outubro. Temos construído juntos uma empresa que as mulheres têm voz e vez, crescem por sua competência e indicam outras e, naquilo que podemos aprimorar, elas tem espaço para nos indicar caminhos.