Economia do Seguro
Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).
Desafios do Seguro de Vida nos EUA
Comentários Econômicos - 17/09/2014
Abaixo, vídeo da AM Best com uma entrevista interessante sobre os desafios do mercado de seguro de vida nos EUA.
Chromeless Video Player John Deremo, AIG's head of distribution for life products, said longer life spans and limited savings mean Americans will require life products that perform multiple functions. |
Alguns aspectos abordados:
- Envelhecimento da população e suas conseqüências nesse mercado, trazendo desafios e oportunidades.
- Como as seguradoras podem enfrentar um cenário de baixa taxa de juros no longo prazo?
- Segundo diversas pesquisas, preço ainda é a maior dificuldade para o consumidor desse produto. Embora, muitas vezes, exista um componente subjetivo do que é caro ou barato, pois depende de percepção, o segurado pode estar errado nessa sua avaliação, ser uma ilusão monetária, etc. De qualquer maneira, esse comportamento (mesmo se estiver errado) leva também a uma necessidade de mais educação do segurado, maior conscientização, etc.
Ver abaixo o resultado dessa última pesquisa.
Essas análises comparativas com outros países são sempre oportunas, e servem como referência para o mercado brasileiro.
Ver outros artigos de Comentários Econômicos