home / notícias / Custos de resseguro aumentam até 200% com a guerra na Ucrânia e o clima extremo

Custos de resseguro aumentam até 200% com a guerra na Ucrânia e o clima extremo

Sonho Seguro - 05 de Janeiro de 2023
A guerra na Ucrânia e os eventos climáticos extremos aumentaram o custo do resseguro em até 200% nas renovações cruciais de janeiro, de acordo com um novo relatório, ameaçando aumentar os prêmios e reduzir o que as seguradoras estão dispostas a cobrir.

1º de janeiro é a principal data de renovação de apólices para resseguradoras, que compartilham perdas com seguradoras primárias e, portanto, têm um papel vital no que pode ser segurado e a que preço. A renegociação das apólices de resseguro deste ano tem sido a mais desafiadora em anos, já que os resseguradores respondem à pressão da inflação em espiral e grandes perdas de catástrofes naturais, bem como as consequências da invasão russa da Ucrânia.

James Kent, executivo-chefe global da corretora de resseguros Gallagher Re, que publicou o relatório na terça-feira, descreveu-o como uma “renovação muito tardia, complexa e, em muitos casos, frustrante”.

O custo do resseguro aeroespacial aumentou entre 150% e 200%, pois os resseguradores ajustaram os preços à luz de uma reavaliação de perdas passadas, bem como pagamentos esperados de aviões encalhados e uma batalha legal com empresas de leasing após a crise da Rússia. invasão da Ucrânia.

O resseguro de catástrofes de seguro gerais (Property), que arca com perdas de furacões e outros desastres naturais, também aumentou, com as taxas nos EUA aumentando entre 45% e 100% para apólices com sinistros, de acordo com os números da Gallagher Re. O corretor atribuiu isso ao impacto do furacão Ian, que atingiu a Flórida e a Carolina do Sul no ano passado, bem como à ameaça da inflação, que aumenta os pagamentos.

“Para a seguros de propriedades, este é o ano em que o resseguro voltou ao comando e eles têm sido muito firmes”, disse o presidente internacional da Gallagher Re, James Vickers, ao Financial Times. “Eles não quebraram.” Ele descreveu as negociações de resseguro como o “[mercado] mais difícil desde o 11 de setembro”.

Em um relatório também publicado na terça-feira, a corretora Howden disse que o custo do resseguro contra catástrofes imobiliárias aumentou 37% globalmente nas renovações de janeiro, o maior aumento em dados comparáveis desde 1992. Howden o chamou de “um dos mercados de resseguro mais difíceis na memória viva”, usando um termo da indústria para um período de aumentos sustentados de preços.

Preços de resseguro mais altos e a disponibilidade reduzida de algumas coberturas normalmente repercutem nos preços que as seguradoras cobram e no que estão dispostas a oferecer, embora também possam optar por subscrever negócios “líquidos” ou sem cobertura de resseguro. Espera-se que os aumentos nos preços dos resseguros alimentem ainda mais o que já é uma alta de anos nos preços dos seguros para as empresas.

Uma atualização sobre as negociações de 1º de janeiro na semana passada de Guy Carpenter, outro dos grandes corretores de resseguros, descreveu-o como “um dos mercados de resseguros mais desafiadores que o setor já experimentou”, com alguns pedidos iniciais de resseguradores para modificar a cobertura “ameaçando corroer o valor central do produto de resseguro”.

A propriedade foi a renegociação mais difícil no que era um setor “estressado”, disse, com aumentos substanciais de preços e condições piores.

Outro fator no aumento dos preços do resseguro tem sido um aperto de capacidade, à medida que os resseguradores saem de áreas como o resseguro de catástrofes imobiliárias. Mas os corretores relataram que o grau de aumento de preços nas renovações de 1º de janeiro atraiu alguma nova capacidade para o mercado, por exemplo, por subscritores levantando novo capital.

“É importante lembrar que já estivemos em encruzilhadas antes”, comentou o presidente da Guy Carpenter, Dean Klisura, apontando para as correções do mercado que se seguiram a eventos como os ataques terroristas de 11 de setembro nos EUA e o furacão Andrew.

As resseguradoras também pressionaram para restringir ou excluir Rússia, Ucrânia e Belarus de algumas áreas de cobertura, disse Gallagher Re. A retração mais ampla dos ativos de resseguro já está tendo efeitos em cascata: no mês passado, as seguradoras de transporte marítimo ocidentais disseram que excluiriam as perdas decorrentes do conflito, após uma ação de suas resseguradoras para reduzir a exposição.

Também em dezembro, o Nikkei Asia, publicação irmã do FT, informou que o governo japonês interveio depois que as seguradoras locais disseram que não podiam mais oferecer cobertura para danos a navios em águas russas – também apontando para a decisão das resseguradoras ocidentais de remover a cobertura.