home / notícias / Bradesco Seguros contribui com mais de 50% do resultado do banco em 2023

Bradesco Seguros contribui com mais de 50% do resultado do banco em 2023

Grupo segurador registrou lucro líquido de R$ 8,9 bilhões em 2023 e o banco divulgou ganho total de R$ 16,2 bilhões

Sonho Seguro - 07 de Fevereiro de 2024

O Grupo Bradesco Seguros registrou faturamento de R$ 106,6 bilhões e lucro líquido de R$ 8,9 bilhões em 2023, alta de 11,8% e 32,2% em relação a 2022, respectivamente. A rentabilidade média acumulada do período teve evolução significativa, de 18,9% para 22,4%. O resultado superou 50% do lucro do banco, de R$ 16,297 bilhões, recuo de 21,2% comparado a 2022.

O resultado das operações totalizou R$ 17,9 bilhões (+21,1% vs. 2022), impulsionado pela evolução do faturamento, melhora dos índices de sinistralidade e comercialização, e aumento do resultado financeiro em 10,2%, alcançando R$ 8 bilhões. As provisões técnicas cresceram 11,4%, chegando a R$ 361 bilhões, e os ativos financeiros evoluíram 11,1%, para R$ 381 bilhões. Em indenizações e benefícios, foram pagos R$ 54 bilhões no ano (+11,3% vs. 12M22).

Segundo nota do banco, a evolução do modelo comercial da companhia e o expressivo investimento em tecnologia e inovação nos últimos trimestres – com a adoção de ferramentas e processos mais ágeis, gerando melhorias nas jornadas tanto do cliente quanto do corretor – foram os principais vetores para a conquista dos bons resultados.

A estratégia contemplou, entre outras iniciativas, o emprego de inteligência artificial no Portal de Negócios, ambiente desenvolvido pelo grupo segurador para auxiliar seus parceiros comerciais a incrementar vendas e otimizar a rotina de trabalho, a maior oferta de produtos sob medida e a ampliação do foco na multicanalidade, oferecendo ao cliente mais opções para interagir com a empresa quando e como desejar.

Em Seguro de Vida, a empresa lançou dois produtos resgatáveis: Seguro Bradesco para Vida Inteira e Viva Mais Bradesco. Além disso, reformulou o produto Empresarial Flexível Capital Global e implementou uma jornada digital de vendas mais fluida, intuitiva e dinâmica para os corretores.

Em Ramos Elementares, a Bradesco Seguros e a Swiss Re Corporate Solutions uniram forças para criar uma solução inovadora e exclusiva: o Seguro para Riscos Cibernéticos, voltado a empresas de pequeno e médio portes com faturamento anual de até R$ 160 milhões. Já em Seguro Auto, com o uso da inteligência artificial para definição de coberturas e orçamentação de avarias, a empresa reduziu em até 10% o tempo de devolução de um automóvel.

Em dezembro, a Atlântica Hospitais e Participações, empresa do Grupo Bradesco Seguros, reportou a proposta de criação de uma joint venture com a Rede Mater Dei para novo hospital no bairro de Santana, em São Paulo (SP). A Atlântica se posiciona como investidora no ecossistema de Saúde, conectada a plataformas estabelecidas com geração de valor.

A Bradesco Saúde celebrou, em 2023, o aniversário de dez anos do programa Meu Doutor, que superou a marca de três milhões de atendimentos. Visando a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas obesas, a empresa lançou, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o programa Meu Doutor – Obesidade, que conta com equipe multiprofissional.