home / notícias / Indústria mundial de seguros registra arrecadação de € 6,2 trilhões, revela estudo da Allianz

Sonho Seguro - 05 de Junho de 2024
De acordo com o relatório da Allianz Global Insurance, a indústria global de seguros cresceu cerca de 7,5% em 2023, registando o crescimento mais rápido desde 2006. No total, as seguradoras de todo o mundo arrecadaram € 6,2 trilhões em prêmios de seguros de vida (€ 2,6 trilhões), de bens de consumo (€ 2,1 trilhão) e de saúde (€ 1,4 trilhões).

Segundo estudo da Allianz, nos últimos três anos a receita global de prêmios aumentou € 1,1 trilhão ou 21,5%. Contudo, o desenvolvimento robusto deve ser visto num contexto de inflação elevada. Em termos reais, portanto, o quadro é menos impressionante. Os prêmios reais quase estagnaram, avançando apenas 0,7% desde 2020.

Em contraste com 2022, quando o aumento global dos prêmios foi impulsionado principalmente pelo segmento de bens e serviços, o crescimento em 2023 foi mais equilibrado. Todos os três segmentos registraram aumentos bastante semelhantes, com vida em 8,4%, bens e serviços em 7% e saúde em 6,6%.

A recuperação do segmento vida – que cresceu apenas 3,1% em 2022 – é impulsionada principalmente pela Ásia (+14,9%), o maior mercado vida do mundo, com uma quota de mercado global de 39,0%. Em P&C, a América do Norte (+7,1%) permaneceu de longe o maior mercado (participação de mercado global: 54,2%).

Embora em muitas outras indústrias os mercados tradicionais estejam perdendo relevância face aos novos mercados emergentes, a indústria global de seguros ainda é dominada pelos EUA. Na verdade, ao longo da última década, o mercado de seguros dos EUA poderá até aumentar a sua quota de mercado global, dos já impressionantes 41,3% para impressionantes 44,2%. No entanto, outros mercados “antigos” como a Europa Ocidental (-6,7 pp) e o Japão (-2,8 pp) desenvolveram-se mais ou menos como esperado, perdendo quota de mercado, principalmente para a China, que poderia quase duplicar a sua quota global para 10,6%.

À medida que os riscos aumentam em todo o mundo, os limites da segurabilidade entram em foco. Medidas preventivas, novas tecnologias e parcerias inteligentes podem alterar os limites da segurabilidade, mas não podem eliminá-los. A insegurabilidade deve ser respeitada. A pretensão de segurabilidade – através de preços artificialmente baixos e não adequados ao risco – leva a uma exposição excessiva ao risco e a montantes de perdas cada vez maiores.

Os compromissos entre acessibilidade e segurabilidade – ou, de forma mais geral, entre os nossos estilos de vida atuais e sustentáveis ​​– ainda podem ser resolvidos; mas os compromissos necessários não serão dolorosos nem gratuitos. Em última análise, dominar a crise climática não é apenas uma questão de política e dinheiro, mas de responsabilidade individual.

“Um mundo não segurável seria não apenas um mundo que não conseguisse lidar com as alterações climáticas, mas também uma metáfora para um fracasso ético coletivo, onde cada indivíduo se esquiva à sua obrigação moral de reduzir as emissões de carbono”, ressaltam os autores do estudo.

Durante a próxima década, espera-se que o mercado global de seguros cresça a uma taxa anual de 5,5%, ou seja, exatamente à mesma taxa que o PIB global. No total, o conjunto global de prêmios deverá aumentar em quase 5 trilhões de euros. Nas décadas anteriores, o crescimento dos seguros ficou atrás do crescimento econômico.

Os pesos dos três segmentos mudarão. O segmento de P&C crescerá 4,7% ao ano, após 5% a.a. nos últimos dez anos, à medida que os aumentos de preços relacionados com a inflação se desvanecerem. O segmento de saúde também deverá crescer um pouco mais devagar – mas a 7,3% ao ano, o aumento continua elevado. Em contrapartida, o segmento vida poderá crescer 5,1% a.a. (acima de 3,5% a.a.), beneficiando-se de taxas de juros mais elevadas.

A maior parte deste crescimento ocorrerá no segmento de vida (€ 1,887 triilhão), com a Ásia (sem o Japão) sendo o motor de crescimento do negócio global de vida (+7,3% ao ano). A região deverá ser responsável por metade do crescimento absoluto dos prêmios (€ 928 bilhões), mais do que a América do Norte (€ 377 bilhões) e a Europa (€ 323 bilhões) juntas. Embora a China (+7,7% ao ano) ainda domine a região em termos absolutos, o verdadeiro campeão do crescimento na próxima década será provavelmente a Índia (+13,6% ao ano).

No segmento de bens e serviços, os prêmios adicionais ascenderão a € 1,427 trilhão até 2034. Apesar do crescimento decisivamente maior na Ásia (sem Japão: 7,1% ao ano) do que na América do Norte (3,8% ao ano), em termos absolutos, esta última região irá dominam claramente: prêmios adicionais de € 584 bilhões na América do Norte versus € 376 bilhões na Ásia (sem o Japão) e € 184 bilhões na Europa Ocidental.

As boas perspectivas de prêmios não deverão levar à complacência na indústria. O maior desafio para a indústria é defender a sua relevância contra um Estado cada vez mais intrusivo. A polarização e a desigualdade crescentes ameaçam minar o tecido social. Como navegar nestes desafios, mantendo a sua relevância social como força de igualdade e unidade, é a tarefa central da indústria seguradora nos próximos anos.

A Inteligência Artificial (IA) irá perturbar as indústrias a níveis fundamentais – desde o modelo de negócio até à cadeia de valor. No entanto, poucas indústrias dependem tão profundamente da base da IA ​​– os dados – como a indústria dos seguros, tornando o domínio da IA ​​um diferencial competitivo chave no futuro. No passado, a indústria de seguros não estava exatamente na vanguarda do aumento da produtividade.