MAG Seguros fica entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro pelo sexto ano consecutivo
A MAG Seguros,
companhia de 186 anos especializada em seguro de vida e previdência, foi
reconhecida como 3ª melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro no
ranking da Great Place to Work (GPTW). O reconhecimento é consequência das
práticas presentes na cultura da seguradora e que fazem parte do seu DNA, que é
o propósito de cuidar de pessoas, que impulsionam os times a não apenas
proporcionar um bom ambiente de trabalho, mas também uma excelente jornada na
companhia.
A seguradora
tem registrado um crescimento consistente ao longo da última década e a
pandemia ampliou os holofotes para o mercado de vida e previdência. Por isso, a
empresa ampliou o volume de contratações e promoveu colaboradores. “O nosso
setor e companhia estão crescendo muito e a base para sustentar são as pessoas.
De janeiro a agosto de 2021 nós contratamos 318 novos colaboradores e temos
previsão de fechar o segundo semestre com um total de 210 contratações”,
explica Patrícia Campos, diretora de Gente e Gestão da MAG Seguros.
A executiva
ressalta, ainda, a importância que a seguradora dá de ser uma marca empregadora
diferenciada e atrativa. “Buscamos sempre o desenvolvimento de nossas
lideranças e dos colaboradores por meio de programas ou workshops promovidos
pelas escolas de nossa universidade corporativa, que continuou com a
programação de treinamentos nos formatos remoto e online com o início da
pandemia”, afirma.
“A gente faz
uma gestão muito próxima e procura exercitar as práticas culturais para um
Great Place to Work. Temos uma área na companhia direcionada ao clima, cultura
e engajamento dos colaboradores e que faz um trabalho de focus group com
as áreas que apresentaram uma nota abaixo da média da companhia”, completa a
diretora.
Com o início
da pandemia, a companhia precisou adaptar processos e rotinas para manter a
cultura de proximidade entre os times, mesmo no trabalho remoto e por meio de
ferramentas digitais. Para isso, as áreas passaram a realizar reuniões
periódicas das equipes para reforçar o contato e o alinhamento das atividades.
Além disso, a cultura é fortalecida e a integração garantida mensalmente
através de um evento online para todos os colaboradores: o MAG day.
Outra ação foi
a adaptação da reunião de lideranças para o modelo online e com uma maior
frequência de realização, a fim de nortear, empoderar e garantir a disseminação
das informações importantes para os líderes de todo o país e, consequentemente,
suas equipes.
“Por fim,
também vale destacar a transparência cada vez mais forte da companhia com os
colaboradores por meio de comunicados que, em março de 2020 eram diários,
passando a ocorrer três vezes por semana e, atualmente, é mantido semanalmente.
Esta foi uma nova ação de compartilhamento de informação que ganhou força
durante a pandeia e certamente será mantida quando tudo isso passar, pois já
foi internalizado na nossa cultura”, diz Patrícia.
A companhia possui também diversos
programas internos, como o Você + Saudável, direcionado à qualidade de vida e
bem-estar, que inclui uma série de iniciativas como o Tamo Junto. Ele oferece
serviços gratuitos para colaboradores e seus familiares como orientação
psicológica, assistencial, jurídica e financeira, que certamente são
fundamentais para a saúde emocional. Também fazem parte da iniciativa
benefícios como, Gympass para colaboradores e extensivo aos dependentes;
atendimento médico e nutricional; planos de saúde e odontológico, além de aulas
diárias de diferentes atividades, como alongamento e ritmos; e folga no dia do
aniversário. Essas ações contribuíram para que a companhia se destacasse na
pesquisa pela capacidade de oferecer equilíbrio na saúde emocional,
principalmente nesses tempos atípicos.
Além disso, a seguradora conta com o
Plural, programa de diversidade e inclusão da companhia, que conta com 80% de
seus colaboradores pertencentes a, pelo menos, um grupo minorizado.
“Eu entendo
que muitos fatores fazem de uma empresa um bom lugar para se trabalhar. Posso
pontuar alguns deles: clima organizacional favorável com um ambiente amistoso
livre de hostilidade em que pessoas possam ser quem realmente elas são,
lideranças inspiradoras que promovam o desenvolvimento profissional dos
colaboradores; ser uma companhia que atue em um mercado potencial ou em
crescimento; além, é claro, de bons benefícios”, resume Patrícia.