home / notícias das associadas / MAG Seguros fica entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro pelo sexto ano consecutivo

MAG Seguros - 01 de Setembro de 2021

A MAG Seguros, companhia de 186 anos especializada em seguro de vida e previdência, foi reconhecida como 3ª melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro no ranking da Great Place to Work (GPTW). O reconhecimento é consequência das práticas presentes na cultura da seguradora e que fazem parte do seu DNA, que é o propósito de cuidar de pessoas, que impulsionam os times a não apenas proporcionar um bom ambiente de trabalho, mas também uma excelente jornada na companhia.

A seguradora tem registrado um crescimento consistente ao longo da última década e a pandemia ampliou os holofotes para o mercado de vida e previdência. Por isso, a empresa ampliou o volume de contratações e promoveu colaboradores. “O nosso setor e companhia estão crescendo muito e a base para sustentar são as pessoas. De janeiro a agosto de 2021 nós contratamos 318 novos colaboradores e temos previsão de fechar o segundo semestre com um total de 210 contratações”, explica Patrícia Campos, diretora de Gente e Gestão da MAG Seguros.

A executiva ressalta, ainda, a importância que a seguradora dá de ser uma marca empregadora diferenciada e atrativa. “Buscamos sempre o desenvolvimento de nossas lideranças e dos colaboradores por meio de programas ou workshops promovidos pelas escolas de nossa universidade corporativa, que continuou com a programação de treinamentos nos formatos remoto e online com o início da pandemia”, afirma.

“A gente faz uma gestão muito próxima e procura exercitar as práticas culturais para um Great Place to Work. Temos uma área na companhia direcionada ao clima, cultura e engajamento dos colaboradores e que faz um trabalho de focus group com as áreas que apresentaram uma nota abaixo da média da companhia”, completa a diretora.

Com o início da pandemia, a companhia precisou adaptar processos e rotinas para manter a cultura de proximidade entre os times, mesmo no trabalho remoto e por meio de ferramentas digitais. Para isso, as áreas passaram a realizar reuniões periódicas das equipes para reforçar o contato e o alinhamento das atividades. Além disso, a cultura é fortalecida e a integração garantida mensalmente através de um evento online para todos os colaboradores: o MAG day.

Outra ação foi a adaptação da reunião de lideranças para o modelo online e com uma maior frequência de realização, a fim de nortear, empoderar e garantir a disseminação das informações importantes para os líderes de todo o país e, consequentemente, suas equipes.

“Por fim, também vale destacar a transparência cada vez mais forte da companhia com os colaboradores por meio de comunicados que, em março de 2020 eram diários, passando a ocorrer três vezes por semana e, atualmente, é mantido semanalmente. Esta foi uma nova ação de compartilhamento de informação que ganhou força durante a pandeia e certamente será mantida quando tudo isso passar, pois já foi internalizado na nossa cultura”, diz Patrícia.

A companhia possui também diversos programas internos, como o Você + Saudável, direcionado à qualidade de vida e bem-estar, que inclui uma série de iniciativas como o Tamo Junto. Ele oferece serviços gratuitos para colaboradores e seus familiares como orientação psicológica, assistencial, jurídica e financeira, que certamente são fundamentais para a saúde emocional. Também fazem parte da iniciativa benefícios como, Gympass para colaboradores e extensivo aos dependentes; atendimento médico e nutricional; planos de saúde e odontológico, além de aulas diárias de diferentes atividades, como alongamento e ritmos; e folga no dia do aniversário. Essas ações contribuíram para que a companhia se destacasse na pesquisa pela capacidade de oferecer equilíbrio na saúde emocional, principalmente nesses tempos atípicos.

Além disso, a seguradora conta com o Plural, programa de diversidade e inclusão da companhia, que conta com 80% de seus colaboradores pertencentes a, pelo menos, um grupo minorizado.

“Eu entendo que muitos fatores fazem de uma empresa um bom lugar para se trabalhar. Posso pontuar alguns deles: clima organizacional favorável com um ambiente amistoso livre de hostilidade em que pessoas possam ser quem realmente elas são, lideranças inspiradoras que promovam o desenvolvimento profissional dos colaboradores; ser uma companhia que atue em um mercado potencial ou em crescimento; além, é claro, de bons benefícios”, resume Patrícia.