home / notícias das associadas / Zurich lança WhatsApp para atendimento ao cliente

Zurich lança WhatsApp para atendimento ao cliente

Zurich - 03 de Setembro de 2021

A Zurich continua investindo na estratégia de se tornar cada vez mais digital para atender com agilidade e de maneira descomplicada os seus clientes. O novo passo nesse sentido é o lançamento de mais um canal de atendimento no ambiente online: o WhatsApp, cujo número é: (11) 2890-2121. O serviço está totalmente integrado à assistente virtual Laiz, lançada em junho de 2020, e que tem sido cada vez mais utilizada por clientes e parceiros de negócios da companhia.

O serviço de atendimento via WhatsApp abrange diferentes modalidades de seguros oferecidos pela empresa: auto, vida, residencial/condomínio, empresa, afinidades (que são voltados a celulares e tablets, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos), prestamista e previdência privada.

De acordo com a superintendente de Canais Digitais e Relacionamento com o Cliente da Zurich, Lucía Sarraceno (foto), além de o atendimento pelo WhatsApp oferecer praticamente todos os serviços e informações disponibilizados pelo call center, traz ainda benefícios como velocidade e padronização da comunicação, redução no tempo de espera, agilidade e segurança no atendimento e fácil integração com o chat humano. “E uma vez que o cliente tenha o número do WhatsApp da Zurich salvo em seu celular, ficará ainda mais fácil e cômodo ele falar conosco, quando necessitar”, ressalta.

A seguir, os serviços que serão prestados via WhatsApp nos mais diferentes seguros:

Para os clientes do seguro automóvel, é possível: emitir a 2ª via da apólice ou do boleto de pagamento, acessar o serviço de carteira digital (em que figuram todos os dados do cliente e do seguro contratado), obter informações sobre o status de pagamentos feitos com cartões de débito ou crédito, bem como saber o status dos sinistros, além de ter direcionamento para acionar o seguro em caso de sinistros ou, ainda, para acionar as oficinas credenciadas, acessar assistências (inclusive as 24 horas), além de informações sobre o Zurich Driver, que é o aplicativo da empresa que auxilia os motoristas a terem bom comportamento no trânsito.

Para os clientes dos seguros residencial, condomínio, empresarial e de outros equipamentos também é possível emitir 2ª via da apólice ou do boleto de pagamento, bem como obter os números e transferência para assistência 24 horas.

Para os segurados dos produtos de afinidades, o WhatsApp permite: obter dados sobre o certificado, acionar o seguro, acessar o código de postagem, saber o status do sinistro e até fazer upload de documentos para o processo de sinistro (que é também um serviço digital que facilita e agiliza os processos).

Ainda por meio do WhatsApp os clientes do seguro de vida da Zurich obtêm as 2ªs vias de apólice, certificado ou boleto. Os do seguro prestamista também conseguem a 2ª via da apólice ou do boleto. Já os participantes dos planos de previdência privada da Zurich podem obter os saldos dos seus planos, assim como o Informe de Rendimentos do Imposto de Renda.

A implementação do WhatsApp como canal de atendimento está relacionada à busca da Zurich pela inovação e faz parte da jornada de digitalização da seguradora. Porém, tem como principal objetivo dar foco e proximidade aos clientes, pois se junta aos demais serviços disponíveis pela companhia. “Sua principal marca é a comodidade, já que permite flexibilidade no horário de atendimento, uma vez que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Outro objetivo da Zurich ao oferecer mais esse meio de atendimento é o de disponibilizar um meio seguro e ágil”, diz a superintendente de Canais Digitais e Relacionamento com o Cliente da Zurich, Lucía Sarraceno.

“A novidade também coloca a Zurich na linha de vanguarda, já que segue uma tendência em oferecer atendimento pelo WhatsApp, que está presente em 99% dos celulares do Brasil, dos quais 93% o utilizam diariamente, de acordo com a pesquisa Panorama Mobilime Time/Opinion Box”, finaliza a executiva.

Campanha digital para divulgação do novo canal de atendimento

Para dar destaque ao novo serviço da companhia, a Zurich elaborou uma campanha digital multicanal. Serão mais de 160 dias de divulgação maciça em diferentes redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube), além de sites, em quatro etapas de uma estratégia crossmedia, com mensagens adaptadas a cada ponto de contato e a cada etapa da jornada do cliente. Ao lado, uma das peças.

“A ideia de modernidade e agilidade do presente em detrimento do passado é a que prevalecerá nas peças de comunicação, enfatizando a facilidade do atendimento ao cliente por meio do WhatsApp”, comenta a Superintendente de Marketing e Comunicação da Zurich no Brasil, Ana Quintela.