Brasilprev e Bradesco Seguros lideram ranking de maiores seguradoras da América Latina
Brasilprev obteve um faturamento de US$ 9,714 bilhões em 2022 e o Bradesco Seguros ficou muito próximo, com US$ 9,671 bilhões
Valor Econômico - 19 de Setembro de 2023A Brasilprev, da holding BB Seguridade, manteve a liderança no ranking de maiores seguradoras da América Latina elaborada pela área de estudos econômicos do grupo global Mapfre, com base nos resultados fechados de 2022. Em segundo lugar aparece outra companhia brasileira, a operação de vida e previdência da Bradesco Seguros.
De acordo com o relatório, a primeira colocada no ranking
obteve um faturamento de US$ 9,714 bilhões no ano passado para se manter no
topo. A segunda posição ficou muito próxima, com arrecadação de US$ 9,671
bilhões.
Pelos resultados, a lista considera o faturamento individual
de cada companhia, sem considerar as holdings como um todo. Se for considerado
o resultado dos grupos no agregado, a Bradesco Seguros lideraria o ranking com
um faturamento de R$ 95,4 bilhões em 2022, o que representaria US$ 18,17
bilhões no fim de 2022, com conversão pela cotação do dólar no fim do ano
passado de R$ 5,25 por unidade da divisa americana. No caso de BB Seguridade, a
holding como um todo faturou R$ 80,5 bilhões em 2022, o que levaria a uma
arrecadação de US$ 15,33 bilhões.
A Mapfre aparece na terceira posição, com US$ 9,221 bilhões
em prêmios anuais. O grupo espanhol também manteve a liderança entre as marcas
globais que atuam na América Latina. Completam as cinco primeiras colocações, a
suíça Zurich, com US$ 7,757 bilhões em prêmios, e a francesa CNP Assurances,
que faturou US$ 7,665 bilhões em 2022.
Nas 20 primeiras posições, outras seguradoras brasileiras ou
que atuam no mercado local também se destacam. A colombiana Sura e a americana
MetLife surgem nas sexta e sétima colocações, com prêmios de US$ 5,776 bilhões
e US$ 5,091 bilhões arrecadados na América Latina. A brasileira Porto Seguro
aparece na 11ª colocação, com um resultado de US$ 3,795 bilhões. Da 13ª a 16ª
posições figuram a alemã Allianz, a francesa Axa, a suíça Chubb e a brasileira
Itaú.
Segundo o estudo da Mapfre, o mercado brasileiro concentra
34,8% dos prêmios de seguros na América Latina. O relatório aponta ainda que os
dois maiores mercados da região, Brasil e México, apresentaram crescimento no
ano passado diante de um cenário macroeconômico favorável, com taxas de juros
mais altas, moderação da inflação e moedas que se valorizaram.
O mercado brasileiro cresceu 16,5% em moeda local, com ajuda
de uma valorização de 4,3% do real diante do dólar em 2022. O mercado mexicano
representa 19,3% dos prêmios totais na América Latina e avançou 4,6% em moeda
local, com valorização de 0,9% do peso no ano passado.
O mercado segurador latino-americano no ano passado
registrou um volume total de prêmios de US$ 173,7 bilhões, um crescimento de
15,9%. O valor supera os US$ 153,1 bilhões registrados em 2019, recuperando a
trajetória positiva de antes do início da pandemia.
O segmento de vida alcançou prêmios totais de US$ 73,5
bilhões, com avanço anual de 15,3%. O não vida arrecadou US$ 100,2 bilhões, o
que representa um crescimento de 16,4% em 2022 frente a 2021. “O crescimento
nos mercados mais representativos dos ramos de não vida, como Brasil (29,9%),
México (8,6%), Porto Rico (7,6%) e Argentina (33,0%) impulsionou o crescimento
nesse segmento do mercado de grupos seguradores como Mapfre, Zurich e Allianz”,
observam os especialistas do serviço de estudos da Mapfre.