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Brasilprev e Bradesco Seguros lideram ranking de maiores seguradoras da América Latina

Brasilprev obteve um faturamento de US$ 9,714 bilhões em 2022 e o Bradesco Seguros ficou muito próximo, com US$ 9,671 bilhões

Valor Econômico - 19 de Setembro de 2023

A Brasilprev, da holding BB Seguridade, manteve a liderança no ranking de maiores seguradoras da América Latina elaborada pela área de estudos econômicos do grupo global Mapfre, com base nos resultados fechados de 2022. Em segundo lugar aparece outra companhia brasileira, a operação de vida e previdência da Bradesco Seguros.

De acordo com o relatório, a primeira colocada no ranking obteve um faturamento de US$ 9,714 bilhões no ano passado para se manter no topo. A segunda posição ficou muito próxima, com arrecadação de US$ 9,671 bilhões.

Pelos resultados, a lista considera o faturamento individual de cada companhia, sem considerar as holdings como um todo. Se for considerado o resultado dos grupos no agregado, a Bradesco Seguros lideraria o ranking com um faturamento de R$ 95,4 bilhões em 2022, o que representaria US$ 18,17 bilhões no fim de 2022, com conversão pela cotação do dólar no fim do ano passado de R$ 5,25 por unidade da divisa americana. No caso de BB Seguridade, a holding como um todo faturou R$ 80,5 bilhões em 2022, o que levaria a uma arrecadação de US$ 15,33 bilhões.

A Mapfre aparece na terceira posição, com US$ 9,221 bilhões em prêmios anuais. O grupo espanhol também manteve a liderança entre as marcas globais que atuam na América Latina. Completam as cinco primeiras colocações, a suíça Zurich, com US$ 7,757 bilhões em prêmios, e a francesa CNP Assurances, que faturou US$ 7,665 bilhões em 2022.

Nas 20 primeiras posições, outras seguradoras brasileiras ou que atuam no mercado local também se destacam. A colombiana Sura e a americana MetLife surgem nas sexta e sétima colocações, com prêmios de US$ 5,776 bilhões e US$ 5,091 bilhões arrecadados na América Latina. A brasileira Porto Seguro aparece na 11ª colocação, com um resultado de US$ 3,795 bilhões. Da 13ª a 16ª posições figuram a alemã Allianz, a francesa Axa, a suíça Chubb e a brasileira Itaú.

Segundo o estudo da Mapfre, o mercado brasileiro concentra 34,8% dos prêmios de seguros na América Latina. O relatório aponta ainda que os dois maiores mercados da região, Brasil e México, apresentaram crescimento no ano passado diante de um cenário macroeconômico favorável, com taxas de juros mais altas, moderação da inflação e moedas que se valorizaram.

O mercado brasileiro cresceu 16,5% em moeda local, com ajuda de uma valorização de 4,3% do real diante do dólar em 2022. O mercado mexicano representa 19,3% dos prêmios totais na América Latina e avançou 4,6% em moeda local, com valorização de 0,9% do peso no ano passado.

O mercado segurador latino-americano no ano passado registrou um volume total de prêmios de US$ 173,7 bilhões, um crescimento de 15,9%. O valor supera os US$ 153,1 bilhões registrados em 2019, recuperando a trajetória positiva de antes do início da pandemia.

O segmento de vida alcançou prêmios totais de US$ 73,5 bilhões, com avanço anual de 15,3%. O não vida arrecadou US$ 100,2 bilhões, o que representa um crescimento de 16,4% em 2022 frente a 2021. “O crescimento nos mercados mais representativos dos ramos de não vida, como Brasil (29,9%), México (8,6%), Porto Rico (7,6%) e Argentina (33,0%) impulsionou o crescimento nesse segmento do mercado de grupos seguradores como Mapfre, Zurich e Allianz”, observam os especialistas do serviço de estudos da Mapfre.