Sócio de Penteado Mendonça e Char Advocacia e Presidente da Academia Paulista de Letras
AINDA OS NÚMEROS DOS SEGUROS DE AUTOMÓVEIS
Na semana passada coloquei na mesa uma série de números que poderiam afetar negativamente os seguros de automóveis, ou que em princípio poderiam afetar os seguros de automóveis. 11 de Agosto de 2023Na semana passada coloquei na mesa uma série de números que poderiam
afetar negativamente os seguros de automóveis, ou que em princípio poderiam
afetar os seguros de automóveis.
Cada seguradora tem sua política comercial e isso pode interferir no
resultado da carteira, independentemente do cenário ser positivo ou negativo.
No artigo eu citei o aumento dos furtos e o aumento dos acidentes de trânsito
em São Paulo como eventuais pesos negativos no desempenho geral do seguro e
indutores da revisão do preço das apólices para cima.
Mas a premissa não é absoluta, estes dados podem ser compensados por
outros que neutralizem ou mesmo anulem os efeitos ruins do aumento das
indenizações sobre o resultado da carteira.
Na sequência das publicações dos dados dando conta do aumento dos furtos
e dos acidentes na Capital, a Fenabrave, federação que reúne as concessionárias
do país, acaba de publicar o número de emplacamentos de carros zero no mês de
julho. E os números são os mais positivos do ano. De acordo com a entidade, em
julho houve um crescimento da ordem de 20% em relação ao mês de junho e de 27%
em relação a julho do ano passado. Com um total de 215.711 emplacamentos, o mês
superou os emplacamentos de março, até então o melhor resultado, com 186.574
unidades de automóveis e comerciais leves emplacados.
É o segundo mês seguido em que o número dos emplacamentos mantém a alta.
Não há como esconder a influência dos descontos dados pelo governo na campanha
do “carro popular”. Em junho e julho seus efeitos positivos fizeram a diferença
nas vendas e aqueceram o mercado.
Este desempenho tem impacto no seguro de automóveis. Mais carros zeros
vendidos significa o aumento do faturamento das seguradoras. E o aumento do
faturamento significa o resultado da carteira menos pressionado pelo aumento
das indenizações, ou seja, fica mais fácil compensar o aumento dos pagamentos
com o aumento da arrecadação.
Trocando em miúdos, uma mão lava a outra. Se houve o aumento das
indenizações, o aumento do faturamento pode compensar o dado negativo, levando
a seguradora a manter sua política de vendas, inclusive sem mexer no preço do
seguro.
Além disso, como cada seguradora tem uma política comercial própria, o
impacto dos aumentos negativos e positivo podem afetá-las de formas diferentes,
com uma companhia sofrendo mais com o aumento das indenizações e outra lucrando
mais com o aumento do faturamento.
O que não se pode perder de vista é que os números gerais referentes ao
mercado não são uma realidade pétrea aplicável a todas as seguradoras. Números
gerais significam a média do mercado e a média é um ponto no meio do muito bom
e do muito ruim. Entre os dois extremos há muito espaço para se ganhar, empatar
ou perder dinheiro.
Além disso, as tendências de mercado são visíveis e analisáveis. Os fatos
não acontecem subitamente, mudando tudo da noite para o dia. Acompanhando o que
acontece, as seguradoras têm condições de realizar os ajustes necessários de
forma gradual, para mais ou para menos.