180º Seguros recebe autorização da Susep para atuar como seguradora digital
A 180º Seguros, insurtech que desenvolve programas de
seguros atuando no modelo B2B2C, acaba de conquistar a licença da
Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para operar como uma seguradora
S3. A partir de agora, a empresa está autorizada a emitir qualquer tipo de
seguro em todo território nacional.
A companhia apoiará empresas no desenvolvimento de programas
completos de seguros, por meio de um trabalho que contempla o entendimento do
negócio, o estudo da base de clientes e os fluxos de contratação. “Assim, a
180º consegue criar soluções de embedded insurance que estejam conectadas as
jornadas dos clientes finais, impactando positivamente no sucesso do produto,
satisfação e retenção desses consumidores”, explica Mauro Levi D’Ancona,
fundador e CEO da 180º Seguros.
A conquista da licença vem apenas um ano após o aporte Série
A de R$ 177 milhões (US$ 31,4 milhões), liderado pelo fundo norte-americano 8VC
com a participação de Dragoneer, Monashees, Atlantico, Quartz, e Norte. A
rodada foi um dos maiores investimentos Série A já recebidos por uma insurtech
na América Latina.
Com mais de 5 mil segurados e cerca de 20 produtos inéditos
em mais de dez canais diferentes, a 180º Seguros já é responsável por diversas
inovações no mercado. Entre elas, o primeiro seguro residencial do país com programa
de assistências por pontos e o primeiro com cobertura intermitente da América
Latina para pertences de veículos, por apenas R$ 0,49. A companhia, que
anunciou recentemente produtos em parceria com Recargapay e Solfácil, já conta
com cinco parceiros contratados que devem ser anunciados nos primeiros meses de
operação da seguradora.
“Ao operar como seguradora S3, teremos ainda mais autonomia
para desenvolver, gerir e oferecer soluções personalizadas e flexíveis que
realmente vão transformar o mercado de seguros no Brasil”.
Veja abaixo trechos da entrevista concedida ao Sonho Seguro.
Qual o propósito da insurtech?
A 180º Seguros nasceu para revolucionar a forma de
distribuir e consumir seguros no Brasil. Queremos transformar o setor não só
pelo nosso modelo de negócio e estratégia de embedded insurance, como também
pela proposta de valor que entregamos aos nossos parceiros e segurados.
Entendemos que este modelo de oferta é algo que realmente vai mudar como os
brasileiros consomem seguros, especialmente quando existem produtos
personalizados e que realmente atendam às necessidades. E o nosso foco é
exatamente em buscar soluções que não só rentabilizam os parceiros, mas como
atender às expectativas dos consumidores. Para isso, o meio que encontramos para
atender a estas demandas é utilizar nossa expertise, aliada à tecnologia, para
garantir essa experiência completa, com transparência, agilidade e atendimento
humanizado.
Ela já estava em operação? Desde quando? Qual o nicho de
atuação como seguradora?
A 180º Seguros foi fundada em outubro de 2020 e, até então,
atuava como uma corretora, criando e aprimorando soluções para nossos clientes
com seguradoras parceiras. Agora, somos
a primeira empresa de tecnologia a se tornar, de forma direta, uma
seguradora full. Com a licença da SUSEP, passaremos a operar como uma
seguradora S3, ou seja, que está apta a comercializar qualquer tipo de seguro
no território nacional. Este novo escopo, de seguradora, permite que a gente
alcance outro patamar em termos de autonomia nas entregas, flexibilidade de
produtos e integração tecnológica. Vemos estes dois últimos pontos como duas
grandes dores do mercado B2B2C e estamos prontos para trazer soluções nestes
quesitos. A 180 é a primeira empresa de tecnologia a se tornar uma seguradora
full.
Qual o produto que vende?
O primeiro produto 100% construído pela 180º será um seguro
residencial totalmente flexível e com mais de 20 opções de coberturas para
nossos parceiros montarem a oferta de seguro da forma mais personalizada
possível. O grande diferencial do produto está na tecnologia aplicada, que
permitirá aos parceiros fácil integração, consistência operacional e maior
agilidade, dores muito latentes do setor, além de um atendimento mais
humanizado ao segurado. Além disso, traremos neste produto opções que não são
comuns no mercado e que devem aparecer com mais frequência daqui para frente,
coberturas para equipamentos de home office e danos a placas de energia solar.
Ademais, a 180º é a única insurtech que cria os produtos do zero e dentro de
casa e todo software que usamos de seguros core é feito dentro de casa. Na
prática, somos uma empresa de software/tecnologia no ramo de seguros. Uma distinção
bem grande de seguradoras que estão se digitalizando, mas que não construíram
os seus sistemas. Hoje todas as empresas trabalham de forma terceirizada. Com
isso, o produto final da 180º agrega uma qualidade e agilidade ímpares.
Como vai funcionar a insurtech?
Na prática, teremos dois processos distintos: se uma empresa
quer vender, mas não sabe como, a 180º tem um time de pesquisa que constrói o
produto do zero e cuida de todas as etapas desde o pré até o pós-implantação.
No caso de empresas que já vendem seguros, mas que estão com dificuldade para
lançar um produto novo, como falta de API para conectar e NPS
baixo, a 180º entra para intermediar
o desenvolvimento do produto e as conexões.
Esse é um passo muito importante para a evolução da companhia. A licença
reforça a nossa missão de construir o melhor produto de seguro para nossos
usuários.
Teve aporte? Quem são os acionistas?
Nosso último aporte foi em fevereiro de 2022, quando a 180º
captou R$ 177 milhões (US$ 31,4 milhões) numa rodada Série A liderada pelo
fundo norte-americano 8VC com a participação de Dragoneer, Monashees,
Atlantico, Quartz, e Norte. Foi um dos maiores investimentos Série A já
recebidos por uma insurtech na América Latina e parte deste valor será
utilizado agora, com a nova fase da companhia, após a obtenção da licença.
Há expectativa de aporte de capital?
Agora, não. Como mencionei, nosso Series A já foi feito
pensando neste novo momento como seguradora. Nosso objetivo agora é executar e
entregar um produto de qualidade para os nossos clientes e parceiros.