Brasilseg anuncia nova estrutura para estimular inovação
A Brasilseg, uma empresa BB Seguros, criou uma nova estrutura para integrar seus esforços voltados à inovação e ao intraempreendedorismo entre suas equipes. Trata-se da plataforma Impulso, dividida em duas frentes: Impulso Open e Impulso Lab.
O Impulso
Open é a frente de inovação aberta da companhia, que tem como objetivo resolver
desafios estratégicos de forma ágil e inovadora. Já o Impulso Lab é a frente de
inovação interna, atuando nos desafios estratégicos e jornadas internas, além
de disseminar a cultura de inovação dentro da seguradora, para que as ideias
dos colaboradores sejam aceleradas.
“Criamos uma
estratégia de inovação baseada na plataforma Impulso. A plataforma possui
pilares e iniciativas que sustentam o ciclo estratégico da companhia, que nos
permite potencializar a inovação como prioridade dentro da Brasilseg”, explica
Mariana Santana, gerente de Estratégia, Inovação e Inteligência de Mercado da
Brasilseg. “Mais do que ideias disruptivas, buscamos com isso uma nova
mentalidade que nos leve pelo caminho do intraempreendedorismo, em que os
colaboradores se sintam motivados a gerar valor para a empresa não só com suas
funções básicas, mas também com o olhar único de cada um para os nossos
desafios do dia a dia e do futuro”, complementa.
Entre 2021 e
2022, a empresa aumentou significativamente seus esforços em inovação, com
investimento de R$ 1,117 milhão na estruturação da plataforma, um aumento de
75% no orçamento. Outros resultados foram relevantes, como aumento de 44% no
número de pilotos e de 48% no número de colaboradores impactados: mais de 300
deles estiveram envolvidos, em algum grau, nas iniciativas da seguradora em
2022, sendo que mais da metade eram mulheres. Inclusive, 61% dos pilotos foram
liderados por mulheres, evidenciando a inclusão e a diversidade na liderança da
organização.
Diferentes
impulsos
O Impulso
Open Conexões, programa de conexão com startup, terá seu quarto ciclo iniciado
ao longo de 2023, novamente em parceria com a Distrito e com a AgTech. As
edições anteriores, realizadas entre 2020 e 2022, tiveram 13 pilotos aprovados,
no total, e somente no ano passado foram 87 startups inscritas. As áreas de
Experiência do Cliente e de seguros Rurais participaram do programa nessas
ocasiões e trouxeram, como melhorias concretas ao dia a dia da companhia, o
aumento de retenção de clientes e prevenção de inadimplência, incorporando
startups que participaram dos pilotos como fornecedores na jornada de
relacionamento.
Já o Impulso
Lab abriga o “Programa de Ideias”, que também segue um ciclo anual, com a
proposição de desafios estratégicos para os colaboradores lançarem ideias. As
mais inovadoras são aceleradas e os colaboradores premiados. “O programa exige
bastante dedicação e entrega, e conta com rodadas de pitch e refinamento. Ao
final, todo o esforço é recompensado pelo aprendizado adquirido, reconhecimento
da empresa e sensação de dever cumprido”, comenta Leandro Gimenez, gerente de
Data Analytics da Brasilseg. Ele, que participou das duas primeiras edições da
iniciativa, afirma que por meio dos processos de mentoria e aceleração aprendeu
e aperfeiçoou a utilização de diversas ferramentas e metodologias, além de ter
aprimorado seus conhecimentos técnicos e negociais.
Nos ciclos
de 2020 e 2021, 62% das ideias apresentadas foram aprovadas. Dessas, 63% foram
implementadas como projeto dentro da companhia e trouxeram resultados
expressivos: a análise automatizada de sinistros, com uso de modelo de IA,
fruto do ciclo de 2021, por exemplo, reduziu em 40% o tempo de pré-análise e
diminuiu em 10% os pedidos de sinistros indeferidos.
O programa
“Propulsores” também faz parte da estrutura e se propõe a desenvolver talentos
da companhia e transformar o modo de pensar corporativo, por meio da cultura de
experimentação. Flávia Lourenço, especialista de Operações de Call Center na
companhia, foi uma das participantes da 1ª edição do programa, realizado em
2022. Ela destaca que foi fundamental se aprofundar nos indicadores que contribuíram
na elaboração de soluções que impactassem diretamente a experiência do cliente,
desafio que enfrentou na experiência. “Encaixar as mentorias, treinamentos e
benchmark do projeto dentro da rotina do trabalho foi importante, pois além de
executar as atividades do dia a dia, pude me dedicar ao desafio colocado
amparada por todo conteúdo disponibilizado”, afirma Flávia. “O principal
aprendizado que levo é o de que a melhor maneira de se resolver um problema, é
se aprofundando nele”, complementa.
O programa
“Impacta”, frente de disseminação da cultura de inovação por meio de conteúdos
e lives; as “Oficinas”, para o estímulo a uma postura orientada à inovação; e
os “Guardiões da Inovação”, iniciativa voltada para multiplicar e fortalecer a
cultura de inovação internamente, com participação ativa dos colaboradores, são
os demais programas que complementam a plataforma Impulso.
Marina
Gesualdi, Analista de Jornada do Cliente, foi selecionada para compor a 1ª
turma do programa “Guardiões da Inovação” e destaca a oportunidade de ter tido
acesso a diferentes perspectivas para entender o comportamento dos clientes e
proporcionar a eles a melhor experiência possível. “A possibilidade de mapear
formas diferentes para chegar à mesma solução sempre me agradou, então a
proposta do programa, de unir diferentes perfis de colaboradores, ajuda a todos
a entender um pouco de cada área e necessidade, e assim construir, de forma
conjunta, soluções inovadoras”, exalta Marina.
Outra
iniciativa que compõe a nova plataforma Impulso, o programa “Juventude e
Trabalho” conta com diversas ações de voluntariado em parceria com o Projeto
Arrastão, com objetivo de contribuir para a formação de jovens em situação de
vulnerabilidade, para ingresso no mercado de trabalho. No voluntariado, há a
realização de workshops, que explicam desde o conceito de criatividade, até
como tirar uma ideia do papel e vendê-la. “Todos esses esforços, somados,
fortalecem nossa ambição de sermos a seguradora que move o mercado em direção
ao futuro”, resume Mariana.