Produtos para classes C e D impulsionaram crescimento da divisão de seguros da Porto, diz CEO
Lucro da divisão foi de R$ 566,4 milhões, alta de 192% entre julho e setembro de 2023
Valor Econômico - 13 de Novembro de 2023O CEO da divisão de Seguros da Porto, Rivaldo Leite, afirmou nesta sexta-feira em teleconferência com analistas, que o crescimento significativo da área no terceiro trimestre foi impulsionado sobretudo pela venda de produtos direcionados às classes C e D. “Estamos criando mais produtos voltados a essas faixas de renda, e a Azul encaixa muito bem neles”, disse Leite. “Mas a Porto Seguro também cresceu bem e a parceria com o Itaú está caminhando para fechar o ano com o melhor resultado da história.” Atualmente, a Porto tem em seu marketplace a Azul Seguros, a Itaú Seguros e a Mitsui Sumitomo Seguros.
Para 2024, a expectativa é de expansão na casa de 10%. “Está
sendo um ano muito bom e esperamos em 2024 um crescimento em linha com 2023”,
comentou Leite. Na divisão de seguros houve crescimento de 8,6% nos prêmios
trimestrais; o lucro foi de R$ 566,4 milhões, alta de 192% entre julho e
setembro de 2023. A área encerrou o trimestre com 13,7 milhões de itens/vidas
vigentes. No seguro de vida, houve incremento de 610 mil clientes e, no auto,
de mais de 200 mil veículos.
Segundo a empresa, os prêmios dos seguros patrimoniais
avançaram 16,4%, alta puxada principalmente pelo forte crescimento dos seguros
residenciais (25,6%), segmento beneficiado pela aceleração das vendas no canal
bancário. Além disso, foi mantido o alto crescimento dos seguros empresariais
(20,2%). Já o seguro de vida teve aumento de 12,2% terceiro trimestre,
alavancado em maior parte pelos seguros de vida individual e viagem.
A Porto informou ainda em seu balanço do terceiro trimestre
de 2023 que o retorno sobre as aplicações financeiras (excluindo previdência)
geridas pela tesouraria da Companhia teve rentabilidade equivalente a 79% do
CDI e foi de R$ 295,2 milhões. O desempenho foi explicado pelo impacto do
carrego dos títulos atrelados à inflação, as NTN-Bs. Em relação ao mesmo
período do ano passado, o resultado financeiro aumentou 28,8%, atingindo R$
187,2 milhões.
Na teleconferência, o CEO da Porto, Roberto Santos – que
deixa o cargo agora em dezembro e em janeiro assume Paulo Kakinoff,
ex-presidente da Gol -, destacou que o resultado financeiro correspondeu a 25%
(R$ 143 milhões) do total do lucro líquido de R$ 621,1 milhões no terceiro
trimestre de 2023, enquanto no mesmo período do ano anterior esse percentual
havia sido de 53% (R$ 151 milhões de um total de R$ 273 milhões).
Para 2024, com a queda da Selic, a previsão é que o
resultado operacional volte a compensar o menor ganho com o mercado financeiro.
O lucro líquido da Porto entre julho e setembro deste ano teve aumento de
127,7% frente ao mesmo período de 2022. No acumulado dos nove meses de 2023 até
setembro, o lucro líquido recorrente foi de R$ 1,62 bilhão, um aumento de
180,3% em relação a igual período de 2022.