home / notícias / HDI conclui aquisição da Liberty e se torna segunda maior em ramos elementares no Brasil

O valor total do negócio alcançou 1,3 bilhão de euros, cerca de R$ 7 bilhões

Valor Econômico - 24 de Novembro de 2023

A HDI anunciou hoje a conclusão do processo de aquisição da Liberty Seguros no Brasil. Segundo a companhia, a compra fechada em maio de 2023 inclui as operações da Fácil Assist, Indiana Seguros, Liberty Agrega e da marca Aliro. O fechamento conclui a parte brasileira da aquisição pela HDI das operações da Liberty na América Latina. O valor total do negócio alcançou 1,3 bilhão de euros, cerca de R$ 7 bilhões.

A companhia já tinha concluído a aquisição da Sompo Consumer em maio deste ano e, de acordo com a empresa, com a incorporação da Liberty, o grupo HDI no Brasil vai passar a ocupar a segunda colocação no ranking de prêmios emitidos no segmento de ramos elementares no país, com receitas de R$ 12,8 bilhões e cerca de 6 milhões de clientes, atrás da Porto.

O CEO da HDI International, Wilm Langenbach, explica que a aquisição da Liberty na América Latina faz com que a região passe a ter peso equivalente nos resultados às operações do grupo alemão na Europa. “Após a aquisição, temos uma divisão de 50% a 50% entre nossos negócios na Europa e América Latina”, diz. “Acreditamos fortemente na evolução dos mercados latino-americanos, especialmente, do Brasil”, complementa. “Espero que o Brasil, potencialmente, possa se tornar a maior operação da HDI international”, afirma. “Estamos muito felizes em nos tornarmos o número dois no Brasil [em ramos elementares], mas também em ser o número um no Chile, enquanto alcançamos uma posição significativa na Colômbia, perto dos cinco maiores”, ressalta Langenbach. “Também estamos presentes no México, entre os cinco primeiros.”

O CEO do grupo HDI no Brasil, Eduardo Dal Ri, aponta o país como um dos mercados estratégicos para o grupo Talanx, controlador da HDI. “A chegada da Liberty torna nosso portfólio ainda mais completo e competitivo para os nossos corretores, parceiros e clientes”, afirma. O executivo vai permanecer à frente da nova estrutura, como executivo-chefe do grupo.

Segundo Dal Ri, a empresa estuda criar uma nova marca para a operação da Liberty. “Vamos manter a marca Liberty durante um período de transição previsto contratualmente, mas, em breve, lançamos uma nova marca que atuará de forma independente dentro do grupo HDI”, explica.

Segundo o CEO, a seguradora quer envolver os corretores de seguros parceiros no processo de escolha da nova identidade. Dal Ri explica que as estratégias para cada marca ainda serão definidas, porque, no momento, o foco está no processo de consolidação das operações. Para Langerbach, “queremos alcançar todos os segmentos de consumidores que pudermos e uma segunda marca nos ajuda a fazer isso”.

Dal Ri acrescenta que “com a aquisição, a HDI Seguros reforça sua presença em mercados regionais estratégicos, como na cidade de São Paulo e outras localidades da região Sudeste”. Os negócios de resseguro facultativo Liberty Specialty Markets, resseguro Liberty Mutual Reinsurance e Liberty Mutual Surety não fizeram parte do negócio. Essas áreas continuam no Brasil sob uma nova estrutura.