Sócio de Penteado Mendonça e Char Advocacia e Presidente da Academia Paulista de Letras
AUMENTAM OS ACIDENTES DE TRÂNSITO
Os atropelamentos com morte, em São Paulo, cresceram 10% na comparação ente 2024 e 2023. 12 de Julho de 2024Os atropelamentos com morte, em São Paulo, cresceram 10% na comparação
ente 2024 e 2023. É um número alto e que encontra explicação no que vai
acontecendo nas ruas da maior cidade brasileira. O trânsito em São Paulo saiu
do controle e o “eu sou mais eu” tomou conta de boa parte dos motoristas. Cada
vez menos gente respeita as regras para os veículos rodarem com um mínimo de
ordem pela cidade.
A quantidade de acidentes com e sem vítimas mostrados diariamente pelas
TVs é mais do que suficiente para não deixar dúvida sobre o que está
acontecendo e, o que é pior, vai se agravar nos próximos meses. Os motoristas
perderam o respeito pela CET. Nada de novo debaixo do céu. Faz tempo que a CET
não faz mais do que multar, de preferência através de seus radares, quando eles
funcionam, porque recente levantamento mostrou que um grande número dos
equipamentos instalados funciona como enfeite, porque não estão operacionais.
A criação das faixas para motocicletas foi uma boa ideia, que tem tido
resultado positivo, ainda que não sendo mais “zero mortes”, como a prefeitura
informava até pouco tempo atrás. Não que, no total, os acidentes com motos não
sigam sendo a principal causa de mortes no trânsito da cidade. Seguem. E a
verdade é que eles acontecem por culpa de motoristas e de motociclistas que não
respeitam a lógica e insistem em fazer manobras invariavelmente ilegais, que
não podem dar certo, até porque não cabem dois veículos no mesmo espaço.
Os atropelamentos terem um crescimento de 10% na comparação do mesmo
período de 2024 e 2023 está inserido na deterioração dos parâmetros mínimos de
respeito à legislação para se dirigir em segurança em qualquer cidade do mundo.
As barbaridades vistas diariamente, como carros dando macha-ré em plena
Marginal ou trafegando na contramão em ruas movimentadas, corroboram o escrito
e apontam para a total falta de comprometimento de boa parte dos motoristas com
as regras de trânsito. E isto tem na sua origem a fiscalização deficiente e a
justiça leniente, que não punem os infratores com o rigor necessário.
Aumento de atropelamentos implica em aumento do número total de acidentes
de trânsito nas ruas da Capital. E mais acidentes tem como resultado direto o
aumento das indenizações de seguros pagas em função deles. Não há como fugir da
lógica. Mais indenizações implicam em seguros mais caros porque as seguradoras
precisam readequar o preço de suas apólices para pagar as indenizações e manter
a solvência. Se elas não reajustarem os preços de acordo com o aumento de seus
custos, em algum momento haverá o descasamento entre entradas e saídas, tendo
como consequência a seguradora perder dinheiro e desequilibrar o mútuo,
comprometendo sua capacidade de pagar as indenizações.
Neste quadro, as seguradoras só podem reajustar o preço de suas apólices
e a tendência de alta segue válida. Então é indispensável que as autoridades de
trânsito tomem providências concretas para reverter o caos das ruas da Capital.
Se isto não for feito, as mortes por atropelamento seguirão em alta, as mortes
de motociclistas seguirão em alta, as perdas totais seguirão em alta, as perdas
parciais seguirão em alta e o resultado será o preço do seguro, que já está
caro, custar mais caro ainda. E quem paga a conta é o segurado.