FenSeg esclarece alterações no bônus
Instituição esclarece que a proposta oferece inúmeros benefícios, como simplificar e personalizar os critérios, reduzir tempo e custo operacional e impedir o uso indevido do bônus
CQCS - 08 de Agosto de 2024O presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Antonio Trindade, esclarece as mudanças propostas nos critérios de bônus nos seguros auto, que seriam implementadas para coibir fraudes na concessão da bonificação, mas que foram suspensas na última segunda-feira, dia 5 de agosto, pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), em decorrência de uma solicitação da Fenacor. Em carta, a FenSeg convoca corretores para aprimorar as normas.
O presidente da FenSeg aponta que a decisão da Susep é “uma
ordem para ser cumprida” e, por conta disso, a entidade se compromete em seguir
o que foi determinado, mas reafirma sua convicção de que as mudanças propostas
oferecem inúmeros benefícios. “Posso resumir essas mudanças em seis pontos. A
primeira é simplificar e personalizar os critérios de bônus, eliminar dúvidas,
reduzir tempo e custo operacional, agilizar a emissão das apólices e,
sobretudo, inviabilizar o uso indevido do bônus”, explica Trindade.
Um dos principais aspectos das alterações das regras, de
acordo com o dirigente, foi no sentido de manter o caráter pessoal e
intransferível do bônus, que reflete o bom histórico de sinistros do titular,
valorizando seu comportamento positivo e melhorando suas condições de seguro.
Para exemplificar a situação, Trindade compara a obtenção de bônus ao ganho de
milhas em companhias aéreas: “Se você tem milhas na companhia aérea A, você não
consegue transferir a milha para a companhia aérea B e vice-versa; ou você usa
lá ou você não usa. No nosso caso aqui, você leva o seu bônus. [As] seguradoras
de automóvel valorizam os clientes e mobilizam ainda mais aqueles que têm um
bom histórico de comportamento de sinistros”.
As principais alterações, que passariam a vigorar no dia 3
de agosto, incluiriam a ampliação do prazo para concessão/manutenção do bônus:
acréscimo de bônus sem sinistro de até 30 para até 60 dias após o fim da
vigência da apólice; redução em apólices não renovadas de até um para até dois
anos; manutenção do bônus em endossos que alteram a cobertura (ex. inclusão de
casco); e acréscimo de bônus em renovações sem sinistro ao mudar a categoria
(ex. de táxi para passeio).
Na Transferência de Bônus (TDO), o bônus passaria a ser
exclusivamente do segurado, pessoa física ou jurídica, tornando-se pessoal e
intransferível, sem possibilidade de transferência para outro CPF ou CNPJ,
independentemente de vínculo ou sociedade. Para frotas, a classe de bônus
deixaria de ser considerada, pois as seguradoras já avaliam preço e aceitação
conforme o perfil da frota. Os dados da renovação seriam usados para outras
avaliações, como solicitação de vistoria e vigência.
Sobre o recebimento de sugestões, Trindade afirma que a
FenSeg está aberta a discutir com todos os interlocutores do mercado. “A gente
pode eventualmente receber críticas e sugestões; elas são super bem-vindas, não
tem nenhum problema. Se a gente tiver feito alguma coisa que possa ser
melhorada, ótimo. Qualquer sugestão que venha a melhorar ainda mais o sistema
será super bem-vinda”, reforça.
Em carta encaminhada à Fenacor na última segunda-feira, a
FenSeg, em nome das seguradoras associadas, destaca que os sistemas “seguirão
abertos a adequações que porventura se façam necessárias, especialmente nos
próximos 30 (trinta) dias”, período no qual a entidade convida a “Fenacor e os
Sincors para realização de reuniões técnicas a respeito do tema”.
“Desse modo, as seguradoras reafirmam seus dois compromissos
primordiais: a melhoria constante no atendimento ao segurado e o respeito à
profissão do corretor de seguros, elo fundamental na relação com os segurados e
parceria essencial na evolução do mercado segurador nacional”, finaliza.
Confira a íntegra da carta enviada à Fenacor
A FenSeg – Federação Nacional de Seguros Gerais, em respeito
às demandas trazidas pela Fenacor e às colocações encaminhadas pelos Sincors de
todo país, reitera as posições pactuadas por todas as seguradoras envolvidas,
em sintonia com o seu compromisso com a melhoria contínua dos processos
relacionados à gestão dos bônus e que afetem, diretamente, o dia a dia de
trabalho dos corretores de seguros.
Considerando que as novas regras relativas ao bônus do
seguro de automóvel foram desenhadas para simplificar e personalizar seus
critérios eliminar dúvidas, reduzir operacional, agilizar a emissão das
apólices e, sobretudo, inviabilizar o seu uso indevido, estamos convictos de
que sua implementação se dará sem qualquer prejuízo aos segurados e corretores
de seguros.
Importante salientar que as alterações nas regras de bons
são fruto de sugestões e avaliações técnicos em um processo iniciado há cerca
de um ano e meio. Não obstante, a FenSeg, em nome das seguradoras associadas,
garante que os sistemas, que estão operando sob as novas regras desde o dia 3
de agosto, seguirão abertos a adequações que porventura se façam necessários,
especialmente nos próximos 30 (trinta) dias, período no qual convidados a
Fenacor e os Sincors para realização de reuniões técnicas a respeito do tema.
Desse modo, as seguradoras reafirmam seus dois compromissos
primordiais: a melhoria constante no atendimento ao segurado e o respeito à
profissão do corretor de seguros, elo fundamental na relação com os segurados e
parceria essencial na evolução do mercado segurador nacional.