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Porto Seguro prioriza ampliar a inclusão securitária e fortalecer a presença no mercado

Sonho Seguro - 17 de Dezembro de 2024
O ano de 2024 foi bastante positivo para a Porto Seguro, tanto em vendas quanto em resultados. “Observamos um crescimento significativo além do segmento de automóveis, com produtos como seguros de vida, empresarial, bicicletas e celulares ganhando cada vez mais relevância no mercado, o que reflete nossa estratégia de diversificação”, conta Rivaldo Leite, CEO da Porto Seguros.

Os resultados do terceiro trimestre de 2024 confirmam esse movimento. A Unidade Porto Seguro foi responsável por 59,3% da composição do resultado¹, seguida por Porto Bank (22,8%), Porto Saúde (10,6%) e Porto Serviço (7,2%). Nos nove primeiros meses de 2024, o lucro líquido do grupo atingiu a marca de R$ 2 bilhões, um aumento de 25,2% em relação aos 9M23. Já o ROAE foi de 20,4% no período, constituído por uma rentabilidade sobre o patrimônio acima de 20% em todas as verticais tanto no trimestre quanto no acumulado do ano. “Tivemos um crescimento expressivo de 8,1% no seguro Patrimonial e de 10,4% no seguro de Vida, evidenciando o avanço em categorias que atendem às novas demandas dos nossos clientes”, acrescenta Leite.

Um dos principais avanços foi o desenvolvimento do novo portfólio de seguros automotivos, que trouxe uma gama de opções para diferentes necessidades. “Esse lançamento marca um passo importante na evolução dos produtos oferecidos pela companhia, com soluções que vão desde coberturas básicas até opções premium.” Segundo o executivo, uma base importante desta conquista está na utilização da inteligência artificial. “A IA é utilizada pela empresa em processos que vão desde o cálculo de preços até a regulamentação de sinistros. No seguro residencial, por exemplo, a tecnologia possibilita o monitoramento em tempo real para prevenir danos.”

Tida no mercado como a “mais querida” dos corretores de seguros, Leite destaca que a companhia manteve seu compromisso com os parceiros comerciais. “São profissionais extremamente relevantes para todo o nosso ecossistema. Promovemos diversas iniciativas para enaltecer seu papel em todas as operações da Porto nos mercados onde atuamos.”

A Porto também tem se debruçado no tema inclusão securitária, com esforços na criação de produtos acessíveis. “Estamos desenvolvendo produtos de ticket baixo e ofertas mais segmentadas, como o Azul por Assinatura, que facilita a gestão do orçamento e garante uma excelente relação custo-benefício.” Outro exemplo é o Vida do Seu Jeito, “um seguro de vida acessível e personalizável, permitindo ao cliente escolher as coberturas que melhor atendem às suas necessidades”, destacou.

O avanço da digitalização na seguradora líder de automóvel e residência no Brasil também impulsionou o desempenho em 2024. “O App da Porto foi uma das nossas estratégias de maior sucesso, reunindo seguros e soluções financeiras em um único lugar. Hoje, 60% da base de clientes acessa a plataforma pelo menos duas vezes por mês.”

O tema mudanças climáticas já tem feito parte da estratégia central do grupo há temos e se tornou ainda mais prioritário com a severidade e intensidade que chuvas e inundações tem acontecido no Brasil, como a tragédia em abril no Sul do Pais. Além das ações para mitigar riscos e para atender com mais agilidade clientes e não clientes num evento catastrófico para atender clientes de automóvel, a Porto avança no seguro residencial. “Há uma busca crescente por opções relacionadas a danos elétricos e vendavais, além de coberturas para alagamentos e inundações.”

Para 2025, Rivaldo destaca o foco em inovação. “Nosso objetivo é expandir o portfólio de produtos além do segmento automotivo, promovendo maior integração entre as unidades de negócio e fortalecendo o cross-sell.” Além disso, a companhia continuará investindo em ferramentas para corretores. “Lançamos melhorias no COL, nosso portal online, para otimizar a gestão de carteiras e proporcionar mais eficiência.”

As metas prioritárias para o próximo ano incluem ampliar a inclusão securitária e fortalecer a presença no mercado. “Estamos otimistas com a estabilização econômica e o crescimento do PIB. Continuaremos focados em soluções inclusivas, ajustadas às necessidades dos clientes, e na expansão regional.” Por fim, Rivaldo Leite reforça a importância do cliente e dos corretores no centro das decisões. “Nossos 37 mil corretores são essenciais para manter o alto nível de confiança e excelência que nossos clientes esperam da companhia.”