Presidentes detalham as vantagens do acordo entre Porto e Mitsui
Para a Porto, nova marca no marketplace de produtos e estreia no canal de distribuição de assessorias em SP; para a Mitsui, ser parceria da líder dos segmentos e dar mais foco ao segmento corporativo
Sonho Seguro - 01 de Setembro de 2023A Mitsui Sumitomo Seguros anuncia assinatura de acordo estratégico com a Porto Seguro, uma das principais seguradoras do Brasil, para dar mais um passo na parceria que começou em 2021, com a parceria de cosseguro, que envolve o uso do banco de dados da líder do mercado para uma precificação mais assertiva e ágil do seguro automóvel. O novo acordo, anunciado hoje, amplia a parceria para operar produtos de varejo nos segmentos de automóvel, residência e empresas de pequeno e médio porte.
Como a operação será feita em cosseguro, com a liderança da
Porto Seguro, que terá os direitos de opção de renovação das apólices destes
segmentos, não será preciso aguardar a aprovação da Susep (Superintendência de
Seguros Privados), mas sim obter a aprovação do CADE, uma vez que a Porto
Seguro é líder absoluta do setor em automóvel e residência.
O acordo traz outras novidades em si. Primeiro a troca de
executivos da Mitsui. Koichi Kawasaki é o novo CEO e presidente da Mitsui
Sumitomo a partir de hoje, 1o. de setembro, substituindo Masayuki Nagano, que
passa a ser o presidente do conselho. Hélio Kinoshita, vice-presidente
responsável por tocar o dia a dia da operação de uma das maiores seguradoras da
Ásia no Brasil deixou o cargo e passa a ser consultor do grupo em tempo
integral, até que a parceria com a Porto esteja madura.
“A ideia surgiu a partir do amadurecimento da parceria e do
relacionamento iniciados em meados de 2021. Agora em 2023, estamos colhendo
novos frutos na área de varejo”, diz Koichi Kawasaki, novo CEO da Mitsui
Sumitomo Seguros no Brasil ao Sonho Seguro. Para ele, a parceria estratégica
entre as empresas reflete a confiança mútua nas oportunidades oferecidas pelo mercado
brasileiro e nas vantagens geradas pela atuação em conjunto. “A Mitsui Sumitomo
fortalecerá ainda mais sua parceria de cosseguro com a Porto Seguro nas linhas
de varejo, potencializando os pontos fortes das duas empresas para expansão dos
negócios”, conclui.
Este acordo traz vantagens significativas para todos os
envolvidos. A marca Mitsui Sumitomo continuará presente no mercado de varejo,
com seguros comercializados e geridos futuramente pela Porto Seguro. Serão
intensificados pela Mitsui Sumitomo os negócios locais com foco no segmento
corporativo, mantendo sempre o compromisso com serviços de alta qualidade. “A
partir de julho, temos uma tendência positiva dos resultados da companhia e
esta parceria tem contribuído para isso”, comenta Kinoshita.
Por outro lado, a Porto Seguro irá ampliar seus canais de
venda, proporcionar mais opções de negócios para os corretores e, ainda,
fortalecer sua estratégia de atração de novos clientes por meio da parceria,
principalmente com corretores de seguros e assessorias “Agora temos mais uma
opção para corretores de seguros e assessorias. A marca Mitsui Sumitomo será
parte do grupo Porto, que já tem Porto e Azul. E todos os contratos permanecem
como foram contratados. Nada muda. Tudo continua na Porto como está na Mitsui”,
explica Rivaldo Leite, CEO da Porto Seguro.
Inclusive no que diz respeito a assessorias de corretores. A
Porto não atua com assessorias em São Paulo, por acreditar que tem uma
estrutura parruda para atender corretores de todos os portes. Em outros
estados, a Porto conta com assessorias, um canal de distribuição que ganha
tração nos últimos dois anos. Agora, com o acordo, as assessorias que são
parceiras da seguradora japonesa passam também a ser parcerias da Porto.
“Inclusive, a diretoria que cuida de assessorias vai mudar para dentro da sede
da Porto Seguro”, afirma Leite.
No seguro Auto, a Mitsui Sumitomo encerrou os primeiros seis
meses de 2023 com R$ 133 milhões em prêmios emitidos, informa o novo
presidente. Apesar da importância do contrato em vários sentidos, o volume não
altera muito a posição da Porto Seguro, que já é líder. A Mitsui agrega 118 mil
itens segurados diante dos 43 milhões da Porto Seguro contabilizados no
primeiro semestre de 2023. Nos outros seguros, são 127 mil apólices vigentes e
R$ 43 milhões em prêmios emitidos no primeiro semestre de 2023.
“O acordo beneficia as duas empresas e, principalmente, os
clientes de maneira significativa porque continuarão desfrutando dos benefícios
de ambas as marcas e terão acesso a vantagens adicionais, além de contribuir
com a geração de negócios para os corretores. Essa operação reforça o nosso
cuidado e compromisso de sermos, cada vez mais, um porto seguro aos nossos
clientes e parceiros de negócios”, diz Leite, destacando que a migração será
gradual e sem impacto para os clientes.