home / notícias / 8 em 10 empresas atingidas pelas chuvas no RS não têm seguro, diz governo do Estado

85% das 15,2 mil empresas que preencheram um formulário de dados Secretaria de Desenvolvimento Econômico afirmaram não ter seguro

CQCS - 03 de Junho de 2024

Mais de oito em cada dez empresas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul não têm seguro contra perdas e danos, informa a Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) do estado.

O que aconteceu

Não tinham seguro 85% das 15,2 mil empresas que preencheram um formulário de dados. Preenchido pelas empresas entre 15 e 29 de maio, o documento da Sedec servirá para o governo orientar empresários sobre linhas de crédito.

As pequenas empresas foram as mais afetadas. Cerca de 36,5% das que preencheram o formulário são microempresas. Outras 26% são MEI (Microempreendedores Individuais) e 23% são companhias de pequeno porte.

Mais de 9.300 empresas, ou 61,5%, tiveram seu negócio “muito impactado pelas enchentes”. Outras 37% ainda não voltaram às atividades, mais de 5.600 companhias.

Precisamos do maior número possível de participantes para ter um melhor entendimento das perdas, o que vai ajudar na formatação de linhas de crédito adequadas para o perfil de cada empresa.Ernani Polo, secretário do Desenvolvimento Econômico do RS

Agro perdeu a produção
Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é o bloqueio de vias. Os empresários afirmam que ainda não conseguem receber matéria-prima nem escoar seus produtos.

Já o agronegócio reclama dos danos à infraestrutura e o fato de terem perdido a produção.