home / notícias / Porto Serviços vira companhia aberta

Porto Serviços vira companhia aberta

Valor Econômico - 22 de Agosto de 2024

A Porto Serviço, uma das verticais da Porto, obteve o registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas, pelo menos por enquanto, não tem planos de estrear na bolsa, disse o presidente da unidade, Lene Araújo. “Não temos pressa para o IPO”, disse o executivo ao Valor.

Para além da falta de condições de mercado para uma oferta desse tipo - o último IPO feito no país foi em 2021 - Araújo afirma que a companhia agora está focada no crescimento da base de clientes, sem descartar a possibilidade de aquisições de outras empresas.

A Porto Serviço teve a operação oficialmente lançada em dezembro de 2023, após mudanças na estrutura da Porto. Os resultados financeiros começaram a ser divulgados neste ano. No primeiro semestre, a divisão teve lucro líquido de R$ 45 milhões e gerou R$ 612,4 milhões em receita. Já no segundo trimestre, o lucro chegou a R$ 48,3 milhões, enquanto as receitas somaram R$ 635,9 milhões.

O registro da companhia foi na categoria A, que permite a emissão de qualquer valor mobiliário, inclusive ações. “Entendemos que o crescimento da Porto Serviço pode levar a empresa à posição de ter benefícios com uma potencial listagem e criar valor aos seus acionistas e clientes”, afirma. Além da vertical de serviços, o braço de saúde da Porto, a Porto Saúde, também obteve o registro da CVM.

Na lista de serviços oferecidos estão desde eletricista, encanador, chaveiro, assistência automotiva até a estrutura de help desk para empresas. Hoje, a maior parte do faturamento tem origem na Porto, atendendo clientes que, por exemplo, contratam um seguro residencial, mas o objetivo é buscar o aumento da participação de clientes externos.

Do primeiro para o segundo trimestre deste ano, a participação externa no faturamento passou de cerca de 21,4% para 23,5%. Uma das estratégias foi buscar parcerias com empresas que atuam em outros segmentos, como varejo. A mais recentes foi com o Carrefour. Nas vendas de eletrodomésticos, os vendedores passaram a oferecer a possibilidade da instalação ser feita pela Porto Serviço. A ação é feita em 11 mercados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco. Com outros acordos, a empresa passou a oferecer assistência automotiva para clientes de cinco montadoras.

A Porto Serviço também tem buscado aproveitar a rede de corretores independentes da Porto para divulgar os serviços para potenciais clientes, segundo Araújo. Hoje a Porto tem mais de 37 mil corretores parceiros que podem atuar, por exemplo, na venda de pacotes para condomínios residenciais. Entre os desafios da empresa é lidar com um ambiente de concorrência pulverizada - e no qual as pessoas já estão acostumadas a contratar serviços como o de instalação de chuveiro a partir da indicação de um amigo - e com uma possível visão de que os serviços, por serem feitos por uma empresa e não por um prestador autônomo, tendem a ser mais caros. “Começamos a colocar em um dos nossos canais de vendas um catálogo com alguns serviços, para os clientes terem uma ideia do preço logo de início”, afirma.