home / notícias / Arrecadação de títulos de capitalização chega a R$ 15,07 bilhões no 1º semestre

Arrecadação de títulos de capitalização chega a R$ 15,07 bilhões no 1º semestre

Valor Econômico - 30 de Agosto de 2024

A arrecadação no setor de títulos de capitalização foi de R$ 15,07 bilhões de janeiro a junho deste ano, um aumento de 4,5% frente ao mesmo período de 2023, informou nesta quinta-feira a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), com base em dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Em resgates, foram pagos R$ 12,03 bilhões, uma alta de 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para sorteios, foram destinados R$ 900 milhões, incremento de 21,6%. Em reservas técnicas, o setor já acumula R$ 40 bilhões. Ainda segundo a entidade, os títulos de capitalização tradicionais mantiveram a tendência de alta: nos seis primeiros meses do ano, a modalidade registrou R$ 10,94 bilhões em arrecadação, seguida pela Filantropia Premiável, com R$ 1,94 bilhão, com R$ 934 milhões repassados a entidades filantrópicas no período, aumento de 26,5% comparado a 2023.

O Instrumento de Garantia (opção que serve como alternativa ao fiador e na contratação de serviços de toda ordem, como uma pintura em casa, por exemplo, servindo como uma garantia para sua execução) também se destacou, com R$ 1,6 bilhão em arrecadação no primeiro semestre.

O Sudeste é a região que mais direciona recursos para a capitalização, com R$ 8,63 bilhões em receita no primeiro semestre, seguido pelo Sul, com R$ 2,80 bilhões; pelo Nordeste, com R$ 1,63 bilhão; Centro-Oeste, com R$ 1,38 bilhão, e Norte, com R$ 640 milhões. Para o presidente da FenaCap, Denis Morais, o crescimento do setor se deve à inovação no segmento, com uma diversidade de produtos que se adequa a vários perfis de consumidores.