Susep credencia mais uma SPOC
CQCS - 06 de Setembro de 2024
A Susep publicou, nesta sexta-feira (06 de setembro), a Portaria 16/24, assinada pela diretora de Organização de Mercado e Regulação de Conduta da autarquia, Jessica Anne de Almeida Bastos, credenciando a Open Power Corretora de Seguros como sociedade processadora de ordem do cliente (SPOC) no âmbito do Open Insurance.
A sociedade tem no comando uma das responsáveis do programa OpenCor, Priscila Figueiredo, segundo a qual a SPOC é apenas uma licença para as Corretoras de Seguros atuarem no Open Insurance. “Não é um ente apartado, pelo contrário, é uma ferramenta poderosa em benefício do cliente através do compartilhamento dos dados consentidos. Não é um ‘bicho de sete cabeças’”, frisou, ao ministrar a palestra “Open Insurance e o papel das SPOCs” durante o “Diálogo Seguro – I Encontro de Seguros: Transformação e Diálogo no Ceará”, evento promovido pelo Sincor-CE, a ENS e a Fenacor, no início de agosto.
Na ocasião, Priscila Figueiredo lembrou que o Open Insurance está, agora, na fase 3, que perdurará até o final de novembro e cujo o foco está direcionado para “os serviços executados pelas SPOCs, ou seja, pelos corretores de seguros”.
Ela acrescentou ainda que é possível participar de duas formas desse movimento: fazendo o credenciamento da corretora como SPOC ou aderindo a uma existente através de parceria. “As oportunidades são enormes”, pontuou.
Priscila Figueiredo alertou que, se o mercado de seguros não se posicionar, “o Open Finance vai acabar comercializando os produtos de seguros”. Por essa razão, ela ressaltou a importância de os Corretores de Seguros se posicionarem nesse novo ambiente.