home / notícias / Fernando Haddad defende diálogo para aprimorar setor de seguros

Fernando Haddad defende diálogo para aprimorar setor de seguros

"Se adotarmos o diálogo como premissa, tivermos abertura para sentar à mesa e negociar os textos de lei, podemos aprimorar a legislação e permitir que os seguros se desenvolvam no Brasil”

Sonho Seguro - 11 de Outubro de 2024

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu o diálogo para desenvolver o setor de seguros no Brasil. A declaração ocorreu na abertura do 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, realizado nesta quinta-feira no Rio. Tem uma coisa mais importante do que as nossas divergências, que é a reconstrução do Brasil”, disse Haddad, que foi vaiado pelo público.

“Eu não sei quantos políticos trabalharam para o setor de seguros, mas eu tenho certeza que a contribuição que eu dei como professor universitário supera muitas pessoas que vocês admiram e que talvez não tenham entregado absolutamente nada durante a sua vida pública”, disse o ministro, informa a CNN.

O presidente da Fenacor, realizadora do evento, Armando Vergílio, chamou a atenção dos congressistas e pediu respeito. “Há muito eu não via um ministro da Fazenda tão interessado verdadeiramente em solucionar os problemas do setor e fazer o setor crescer”, disse.

Haddad afirmou ainda que há uma agenda “importante” no Congresso Nacional, com o resgate de um Projeto de Lei “que estava há 20 anos parado”, em menção ao Marco Legal dos Seguros, criado para modernizar e aprimorar as regras de contratos de seguros, aprovado em junho deste ano no Senado Federal.

Segundo ele, o projeto foi refeito pelo secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, e pelo superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani, junto com agentes do setor. “Todo mundo sentou à mesa, revisamos o texto, e o Senado, que estava há 20 anos para decidir, tomou a decisão de aprovar o texto, e, agora, volta para a Câmara para a deliberação final”, disse.

“Se nós adotarmos o diálogo como premissa, tivermos abertura para sentar à mesa e negociar os textos de lei, nós podemos aprimorar a legislação e permitir que os seguros se desenvolvam no Brasil como se desenvolve em outros países”, disse. O ministro acrescentou que a Lei vai “ajudar muito” os corretores de seguros. “Nós estamos afastando uma série de incertezas que o segurado tem na hora de assinar um contrato. Os prazos, as informações que ele presta para a seguradora, tudo isso está disciplinado na Lei para oferecer garantia.”

Também participaram da abertura do evento os governadores do Rio, Cláudio Castro (PL), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, o presidente da escola de Negócios e Seguros (ENS), Lucas Vergílio, e o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho e do superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani.

A plateia tinha a presença de parlamentares como o senador Flávio Bolsonaro (PL), a deputada federal Soraya Santos (PL) e o deputado federal Hugo Leal (PSD).

O 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros ocorre no centro de convenções Expo Mag, no Centro do Rio de Janeiro, até o próximo sábado (12).