home / notícias / Obrigatório de novo, 'DPVAT das águas' arrecada R$ 550 mil no primeiro mês da nova regra

O Globo - 11 de Outubro de 2024

Exigido novamente para todas as embarcações registradas no Brasil desde 1º de julho, o “DPVAT das águas” arrecadou R$ 554 mil naquele primeiro mês da nova regra. O dado inédito é da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), que computou ainda R$ 22 mil pagos em indenizações nos primeiros sete meses do ano.

Formalmente chamada de Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas (DPEM), a apólice garante pagamentos a vítimas de embarcações de qualquer tipo. Estão incluídos, por exemplo, aquelas utilizadas para esportes e pesca e também as com fins comerciais e de transporte de passageiros. Despesas médicas, de invalidez e óbitos têm cobertura.

Os pagamentos anuais feitos pelos donos dos veículos aquáticos vão de R$ 22 a R$ 177, a depender da classe.

Com pouco mais de um milhão de embarcações no país, a projeção da CNseg é que o “DPVAT das águas” avance 11,4% em arrecadação até o fim do ano. É a capacidade de fiscalização da Marinha que amplia a adesão, além da conscientização dos proprietários. Em 2019, a obrigatoriedade do DPEM e do DPVAT foi extinta pelo governo Bolsonaro. Agora, o governo Lula está retomando as normas.