home / notícias / Títulos de catástrofe evitam o pior cenário após furacão Milton

Títulos de catástrofe evitam o pior cenário após furacão Milton

Perdas de até 15% foram substituídas por cálculos que mostram mais probabilidade de um impacto de um dígito

Valor Econômico - 11 de Outubro de 2024

Após temer o pior do furacão Milton, os investidores em títulos de dívida de catástrofe parecem ter sofrido perdas bem abaixo das previstas até quarta-feira. As estimativas que indicavam que os títulos perderiam até 15% agora foram substituídas por cálculos que mostram que os investidores têm mais probabilidade de ver um impacto de um dígito. Isso depois que Milton atingiu a costa como um furacão de categoria 3, mais fraco do que o previsto originalmente.

“Tampa foi poupada do temido cenário de um impacto direto”, disse a Icosa Investments em um comunicado na quinta. “Graças ao forte cisalhamento do vento e uma trajetória mais ao sul do que o esperado, Tampa foi menos afetada do que teria sido se a tempestade tivesse seguido um pouco mais para o norte.”

No geral, a Icosa agora vê perdas seguradas na faixa de US$ 20 bilhões a US$ 60 bilhões, o que significa que os investidores em títulos de catástrofe parecem estar enfrentando um impacto máximo de 4%. Na quarta-feira, antes da chegada do Milton, a Icosa avisou que o impacto direto em Tampa ameaçava causar perdas seguradas entre US$ 40 bilhões e US$ 150 bilhões, resultando em perdas de títulos de catástrofe de 2% a 15%. Embora o impacto nas carteiras de títulos de catástrofe seja provavelmente menor do que o inicialmente indicado, o desenvolvimento ainda marca uma mudança significativa em relação a 2023, quando os títulos dispararam um recorde de 20%, de acordo com o índice de bonds da catástrofe da Swiss Re.

Em 2022, os investidores engoliram um declínio de 2% enquanto o mercado absorvia o impacto do furacão Ian. O Milton, que deve ter cortado a energia de mais de 3 milhões de casas e empresas na Flórida, chegou à costa ao sul de onde o furacão Helene atingiu há duas semanas. A parte continental dos EUA foi atingida por cinco furacões até agora neste ano, incluindo Beryl, que atingiu Houston em julho e cortou a energia de milhões de casas e empresas. Títulos de catástrofe, ou “cat bonds”, como são conhecidos no setor, são emitidos por seguradoras e resseguradoras para fornecer proteção financeira contra os desastres naturais mais graves.

Os investidores que compram os títulos podem ter grandes ganhos se um evento predefinido não ocorrer, mas podem perder uma grande parte do seu capital se isso acontecer. Essas perdas são usadas para cobrir reivindicações de seguro.

A maior parte do mercado de títulos catastróficos de US$ 48 bilhões está focada em tempestades dos EUA, com a maior parte disso centrada na Flórida. Os títulos de catástrofe foram poupados até agora de um grande evento de gatilho nesta temporada, graças a termos cuidadosamente calibrados que significam que os investidores só são chamados a pagar se condições específicas e predefinidas forem atendidas.

Além disso, determinar se os detentores de títulos serão solicitados a fornecer cobertura pode levar meses, com a incerteza geralmente favorecendo os investidores. E no passado, alguns investidores até usaram essa incerteza para se envolver em processos judiciais dispendiosos, em vez de pagar.