Presidente da Tokio Marine Seguradora
“Alternativas” aos seguros colocam em risco a segurança do cliente, afirma presidente da Tokio Marine
Proteção veicular e suas versões para vida, saúde, empresas e agronegócios não são regulamentadas pelo mercado securitário, e, portanto, não seguem os rigorosos normativos técnicos do setorO surgimento de “alternativas” aos seguros preocupa o presidente da
Tokio Marine Seguradora, José Adalberto Ferrara, por um motivo básico: ao invés
de proporcionar segurança e proteção ao cliente, coloca em risco esses
benefícios. Ferrara destaca que as associações que oferecem
essas “alternativas” – proteção veicular e suas versões para os segmentos de
vida, saúde, empresas e agronegócios, entre outros – “não são regulamentadas
pelo mercado securitário, e, portanto, não seguem os rigorosos normativos
técnicos para definição do preço, estudos de sinistralidade e inadimplência,
entre outros. O presidente da Tokio Marine Seguradora afirma que, se no
caso da proteção veicular os riscos ao cliente são consideráveis – a
possibilidade de, não contar com a cobertura prometida, em casos de sinistros,
se faz sempre presente -, nos demais segmentos a preocupação deve ser maior,
uma vez que podem “expor a saúde dos beneficiários e a permanência dos
negócios, além da própria proteção do consumidor”.
Como você enxerga o associativismo em diferentes áreas de atuação? Além da proteção veicular, em outras atividades de seguros também existem ameaças.
José Adalberto Ferrara – A grande preocupação que tenho em
relação a este tema diz respeito à segurança e à proteção do cliente. É preciso
sempre reforçar que o seguro exerce uma função muito nobre: proteger o
patrimônio de pessoas e empresas. Infelizmente, o que temos notado é o
surgimento de “alternativas” que, em um primeiro momento, parecem mais
acessíveis, principalmente em época de dificuldade econômica. Como alguns
consumidores acreditam que o valor do seguro do seu carro é alto, recorrem aos
produtos oferecidos por essas associações para manter a sensação
de proteção. O problema grave é que essas empresas não são regulamentadas pelo
mercado securitário, ou seja, não seguem os rigorosos normativos técnicos para
definição do preço, estudos de sinistralidade e inadimplência, entre outros.
Além do seguro de automóvel, essas associações eventualmente
ofertam serviços também para vida, saúde, empresas e agronegócios, entre
outros. Nesses casos, os riscos são ainda mais altos que um sinistro de
automóvel, podendo expor a saúde dos beneficiários e a permanência dos
negócios, além da própria proteção do consumidor. Assim, no momento mais
importante para o cliente, o da regulação do sinistro, essas empresas não têm
como honrar o pagamento da indenização. No final, aquela impressão de economia
é apenas uma ilusão. No Brasil, as seguradoras são instituições reguladas
criteriosamente pela SUSEP, sendo obrigadas a seguir critérios técnicos para
oferta de seguros e a cumprir regras para atendimento dos segurados e pagamento
de indenizações. Somente ao adquirir seguros dessas companhias, os clientes
estarão realmente protegidos. Quanto a questão do preço do seguro Automóvel, a
Tokio Marine, por exemplo, oferece 4 diferentes produtos que se adequam
ao bolso de cada cliente, desde o mais básico, com valor acessível para
cobertura de roubo/furto, até o mais completo, incluindo coberturas
compreensivas e assistência VIP.
Como estão as expectativas em relação a novos produtos e serviços do mercado de seguros?
José Adalberto Ferrara – Procuramos sempre oferecer aos nossos
corretores e assessorias mais opções para a realização de negócios. Investimos
em produtos e serviços de excelência, sempre privilegiando a venda consultiva
por meio dos mais de 25 mil corretores que operam conosco. Em períodos como
este, de recuperação econômica, é preciso ficar atento às múltiplas
oportunidades de proteger o patrimônio dos clientes. Para sustentar a meta de
crescimento, a companhia adota uma estratégia baseada em três grandes pilares:
relacionamento com corretores e assessorias; tecnologia, para tornar a operação
mais ágil e precisa; e qualidade e inovação na entrega de produtos e
serviços. Seguindo a estratégia de ser uma seguradora multiprodutos para
atender aos mais diversos perfis de clientes, a Tokio Marine anunciou este ano
a entrada no segmento de Vida Individual, que deve compor, nos próximos três
anos, 10% da carteira de Vida da empresa, totalizando mais de 60 mil segurados.
A companhia lançou também o seguro Vida Convenções Coletivas, atenta ao
potencial de mercado para satisfazer as necessidades de sindicatos e empresas.
Na carteira de Automóvel, lançamos no final do ano passado o Tokio Marine Auto
Roubo + Rastreador, que vem registrando excelente performance de vendas. O
seguro oferece vantagens como cobertura básica para furto, roubo e incêndio com
Assistência 24 horas, além da instalação em comodato gratuita do rastreador. O
grande diferencial é que o produto pode ser até 50% mais barato em relação aos
tradicionais. Além disso, a Tokio Marine foi a primeira empresa a
disponibilizar o seguro Auto Popular e recentemente expandiu as praças de
comercialização para 20 grandes Regiões Metropolitanas do País. Um dado
bastante significativo é que dos clientes que compraram o Auto Popular desde o
lançamento, 62% são novos, ou seja, não tinham contratado um seguro de veículo
até o momento. Estamos também muito atentos aos novos nichos que estão surgindo
com força no segmento de Produtos Pessoa Jurídica, como o de riscos
cibernéticos, ramo no qual devemos começar a operar em breve. Recentemente,
começamos a utilizar de forma pioneira drones como parte do processo de
Avaliação do Risco em complemento ao trabalho do vistoriador. Esta nova
tecnologia está sendo implementada, primeiramente, no seguro de Property e
será expandida depois, nos demais produtos da carteira. Anualmente, a
Tokio Marine investe cerca de R$ 100 milhões em melhorias e sistemas que
agilizam os processos internos, sustentam o crescimento e facilitam o dia a dia
dos Parceiros de Negócios e Segurados. O valor inclui gastos com a atualização
da infraestrutura básica (como armazenamento de dados, rede, servidores e
telefonia) e o desenvolvimento de novos produtos e ferramentas.
Como estão suas expectativas em relação ao presente e futuro do mercado?
José Adalberto Ferrara – Mesmo em um cenário difícil como o dos
últimos dois anos, acreditamos muito na recuperação econômica do Brasil e
mantivemos os investimentos para ofertar produtos e serviços de excelência que
atendam às necessidades de nossos corretores, assessorias e clientes. De
acordo com os dados oficiais da SUSEP, a Tokio Marine registrou um desempenho
extremamente positivo no primeiro semestre deste ano, com um crescimento sólido
de 13%, em comparação ao mesmo período de 2016. Neste intervalo, o mercado
evoluiu 5,8% (sem VGBL, Saúde e Previdência). Estamos bastante confiantes
com os resultados obtidos até o momento e esperamos encerrar o exercício 2017
com um crescimento de dois dígitos e um Índice Combinado inferior a 100%. Em
julho, completamos 58 anos de história no Brasil e se há algo que marca
esta trajetória é o firme compromisso de investir a longo prazo, gerar empregos
e garantir o patrimônio e a vida das pessoas e das empresas, contribuindo assim
para o desenvolvimento do País. Nossos planos são de longo prazo. Sou
otimista por natureza e tenho convicção quanto a melhoria da conjuntura.
Acredito que nós, seguradores, junto com corretores, assessorias e órgãos
reguladores, podemos voltar ao patamar de crescimento em dois dígitos no
mercado brasileiro. Temos a missão de difundir a importância da cultura do
seguro no País! Sobre o futuro do mercado, é inegável que já estamos sentindo
os efeitos das rápidas transformações provocadas pelas novas tecnologias. Um
exemplo é a evolução do Guia de Ruas que todos guardavam por muitos anos embaixo
do banco do carro até surgirem os primeiros aparelhos de GPS, que
rapidamente foram substituídos pelos APPs de monitoramento de trânsito. Há
novas necessidades de proteção e atendimento e nós, seguradores, junto com os
corretores e assessorias, precisamos ficar atentos ao enorme leque de
oportunidades que surgem a partir destas mudanças. Este é um tema de extrema
relevância para a Tokio Marine, tanto que lançamos recentemente um movimento
chamado Tokio Inova, com o objetivo de mostrar aos nossos públicos que
trabalhamos para que eles, colaboradores, corretores e clientes, tenham mais
tempo para usufruir momentos importantes da vida.