home / conversa com executivos / Lei dos Desmontes vem cumprindo sua função
Adhemar Fujii
Adhemar Fujii

Consultor da Diretoria do Sindseg SP

Lei dos Desmontes vem cumprindo sua função

Em São Paulo, número de ocorrências de furtos e roubos de veículos e de latrocínio vem se mantendo em queda
31/08/2018

Quais foram os resultados obtidos pela Lei dos Desmontes em São Paulo?

Em São Paulo, a legislação vem cumprindo a finalidade de combater o crime. A lei estadual paulista, que antecedeu a lei federal, foi publicada em janeiro de 2014, quando o número de roubos e furtos era de 19.486 casos. Desde então, o número de ocorrências veio se mantendo em queda. Em junho de 2018, estava em 12.863 casos. Ou seja, houve uma queda de mais de 30%. Houve também, em São Paulo, a queda do número de latrocínios (roubo seguido de morte), que era uma grande preocupação do governo estadual. Em 2013, quando foi feito o PL 380, o principal fator motivador foi o aumento do latrocínio associado ao roubo de veículos. Um dos fatores de sucesso foi a separação da fiscalização em duas frentes: a administrativa, que está a cargo do Detran-SP, envolvendo toda a parte de documentação; e a policial, com foco na atividades dos desmanches ilegais.

Quais são os Estados que regulamentaram a Lei Federal ? E quais são as dificuldades encontradas?

Os Estados que fizeram a implementação efetiva de leis relacionadas aos desmanches foram o Rio Grande do Sul e, mais recentemente, Minas Gerais. Quando falo que implantaram efetivamente, quero dizer que publicaram portarias, iniciaram o cadastramento dos desmanches e, a partir disso, começaram a fiscalizar. No Rio Grande do Sul, o roubo e o furto de veículos vinha se mantendo em elevação constante. Com a lei, esse movimento de alta foi interrompido e já se observa uma pequena queda. Depois, foi a vez de Minas Gerais, em que o processo ainda está no seu início e, portanto, ainda não é possível mensurar os seus efeitos. O cadastramento dos desmanches em Minas Gerais começou em junho de 2017, após a publicação da regulamentação da Lei.

Há outros Estados em estágios iniciais de criação de suas leis dos desmanches?

Em Goiás, o processo de implementação está bem no início. Já foi publicada uma portaria para sua implementação. Outros Estados manifestaram interesse em implementar a lei. Mas, em função da crise que os Estados atravessam, vêm encontrando dificuldades em desenvolver qualquer coisa nesse sentido. A implantação da legislação requer investimentos em infraestrutura e em tecnologia.