home / conversa com executivos / Os 70 anos e o que ainda está por vir.
Mauro Batista
Mauro Batista

Presidente do Sindseg SP

Os 70 anos e o que ainda está por vir.

Os 70 anos e o que ainda está por vir
22/06/2012

São 70 anos de conquistas, avanços e muitas vitórias. Mas, principalmente, de muita luta e trabalho. Foram centenas de pessoas que ao longo dessa jornada contribuíram, muitas vezes de forma anônima, para que o Sindseg e o mercado de seguros de São Paulo chegassem onde estamos. Afinal estamos envolvidos com praticamente metade do mercado brasileiro.

A essas pessoas dirigimos nossa comemoração e foi a história de algumas delas que procuramos resgatar no livro comemorativo, homenageando a todos esses profissionais. São pessoas que fizeram e fazem a história do seguro no nosso Estado, de forma a dar a devida representatividade do Sindseg SP em âmbito nacional.

Foram elas que dedicaram horas e horas ao trabalho de criação, consolidação de ideias, projetos, mudanças. Trabalho esse muitas vezes imensurável, mas essencial, pois, sem ele, não teríamos estado presentes em alguns dos momentos mais importantes da história nacional.

Juntamente com a celebração também aparecem os desafios, que são muitos. O Brasil venceu economicamente e, mais do que nunca, o seguro e as atividades correlatas necessitam ser reconhecidos como essenciais para o desenvolvimento do nosso país. Nossa participação no PIB (3%) ainda é modesta se comparada a outros países, quadro que temos o dever de mudar.

O potencial de desenvolvimento é grande, mas todos precisam fazer sua parte: as entidades de classe precisam atuar fortemente junto aos gestores governamentais e ao seu público e as operadoras precisam estar cada vez mais comprometidas com as inúmeras demandas da sua atividade. O compartilhamento de informações entre todos, mais do que nunca, tem que ser constante.

Hoje, a rapidez na tomada de decisões e na resposta dada aos clientes faz a diferença no fechamento dos negócios, e isso precisa estar cada vez mais alinhado à estratégia negocial. A gestão do que acontece, minuto a minuto, é mais do que uma necessidade, é um dever. Um único cliente insatisfeito pode influenciar mais na web que dez satisfeitos. Portanto, ouvir o consumidor, mais que uma prerrogativa das empresas de produtos, se tornou primordial para uma atividade como a nossa.

Tenho certeza que nos 70 anos que ainda estão por vir continuaremos, com apoio de todas as seguradoras, sempre um passo à frente dos acontecimentos, impulsionando cada vez nosso Estado e nosso país como celeiro de importantes projetos do seguro nacional.

Por fim gostaria de informar que, como parte da comemoração desses 70 anos, estamos lançando, além do livro, um novo website, mais funcional, leve e dinâmico. Ele terá, todos os meses, a palavra do presidente, além de artigos de colunistas e opiniões relevantes para o nosso setor. Espero que gostem das novidades e contem conosco, sempre!