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Fábio Leme
Fábio Leme

Vice-presidente da HDI Seguros

Na pandemia, HDI Seguros fortalece coberturas do seguro residencial

Vice-presidente da empresa, Fábio Leme, fala sobre o cenário e as ações da companhia neste momento
24/07/2020

Com o objetivo de proteger as famílias nesse período de isolamento social, a HDI Seguros reforçou suas coberturas de seguro residencial, oferecendo opções como a cobertura Responsabilidade Civil Familiar, que protege os segurados em casos de eventuais danos materiais ou corporais causados a terceiros. O vice-presidente da empresa, Fábio Leme, fala sobre o cenário e as ações da companhia neste momento.

A pandemia do novo coronavírus ensejou mudanças importantes na indústria seguradora, que procurou adaptar-se ao que muitos chamam de 'novo normal'. Que produtos a HDI desenvolveu para atender as pessoas que passaram a trabalhar a partir de suas casas?

Diante de tantas mudanças trazidas pela pandemia e consequente isolamento social, a HDI Seguros vem reforçando as coberturas que oferece em seu seguro residencial para proteger e dar suporte às famílias que tem passado quase todo o tempo em casa. Com a cobertura de Responsabilidade Civil Familiar, por exemplo, os segurados estarão protegidos a eventuais danos materiais ou corporais causados a terceiros, garantindo todo o suporte em situações que fogem do controle. Além disso, diversas outras coberturas garantem maior conforto e segurança para quem está passando a maior parte ou todo o tempo em casa, como cobertura a danos elétricos, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, quebra de vidros, ruptura de tubulações, além do suporte para os problemas emergenciais através dos serviços de assistência 24 horas. Também estamos reforçando as coberturas adicionais de Escritório em Residência e de Microempreendedor em Residência: a primeira é direcionada a quem trabalha permanentemente em casa, como, por exemplo, influenciadores, advogados e designers gráficos. Já com a cobertura adicional para Microempreendedor em Residência, mais de 40 profissionais que têm ocupações independentes, como cabeleireiro, confeiteiro, eletricista e tatuador, podem contar com a proteção da HDI para sua casa e respectivos equipamentos utilizados para o exercício de sua função dentro dela.

A expertise da companhia com o seguro residencial contribuiu para o desenvolvimento desses produtos?

Com certeza. Atualmente a HDI é a 6ª maior companhia do ramo Residencial, com mais de 750 mil residências seguradas, e todo a expertise e know-how da equipe contribuem para a oferta de coberturas mais direcionadas, em momentos em que o produto residencial faz ainda mais sentido para proteger os bens do segurado.

Há uma preocupação das empresas em oferecerem serviços que facilitem a vida das pessoas nessa condição de isolamento social. Que serviços a HDI está oferecendo com esse objetivo?

Diante de tantas adversidades que a pandemia trouxe para o dia a dia das pessoas, as empresas de forma geral de fato precisaram pensar em alternativas para oferecer facilidade e praticidade a seus clientes. Aqui na HDI nossos canais de atendimento digital têm sido uma importante ferramenta para garantir rapidez e eficiência no suporte ao cliente, mesmo em isolamento social. E, de fato, desde o início da quarentena, os processos digitais ganharam ainda mais adeptos. Para se ter uma ideia, antes do início da quarentena, os avisos de sinistros via call center concentravam 65% do atendimento e os canais digitais (Portal do Segurado, WhatsApp, Facebook Messenger e aplicativo, disponível para download em IOS e Android), 35%. Após o isolamento social, esse número se inverteu. As vistorias prévias digitais realizadas pelo celular também aumentaram, de cerca de 25% para mais de 80%. Dessa forma, entendemos que a pandemia do coronavírus evidenciou a praticidade que as ferramentas digitais trazem para o dia a dia das pessoas. E o aumento de números de atendimento nos nossos canais digitais está validando os investimentos em tecnologia e digitalização dos negócios, que a HDI já vem realizando há mais de três anos.

O que é o Projeto Dados do Bem e quais são os seus objetivos?

O “Dados do Bem” é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Ele foi desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data e conta com o apoio de empresas parceiras, entre elas a HDI Seguros. Para esse projeto, a companhia doou R$ 1 milhão para a importação de cerca de 10 mil testes a serem utilizados no projeto, e colocou profissionais da sua equipe à disposição do Dados do Bem. Mais especificamente sobre a iniciativa, o ponto de partida do Dados do Bem é um aplicativo gratuito já disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. A partir dos dados fornecidos pelo usuário, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Algumas pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade da Covid-19 receberão indicação para fazer um teste gratuito, com dia e horário marcados.

Que lições a seguradora está tirando dessa situação de pandemia?

Acredito que uma das principais lições que temos aprendido com toda essa situação é a importância de estarmos preparados e antever situações, sempre que possível. É claro que não poderíamos imaginar que uma pandemia estava por vir, ainda mais na proporção que tomou. Mas na HDI, por exemplo, nos últimos três anos, temos trabalhado intensamente em digitalização de processos e inovações que vão além da formulação de produtos, envolvendo também formas de atendimento a clientes e corretores e novos modelos de negócios. Um dos principais benefícios que isso nos trouxe foi, logo no início da necessidade de isolamento social, uma transição para o home office extremamente rápida e eficiente e, o mais importante, com o funcionamento da empresa permanecendo nos mesmos níveis de produtividade. Além disso, acredito também que as praticidades conquistadas nesse período devem perdurar. Ou seja, os atendimentos digitais, proporcionando uma comunicação ágil e simplificada, vão fazer parte do que já estão chamando de novo normal, no cenário pós pandemia.