home / notícias / Sindseg SP reúne o mercado em almoço

Sindseg SP reúne o mercado em almoço

Após ano produtivo, desafio do setor de seguros em 2024 será superar os resultados de 2023

Sonho Seguro - 30 de Novembro de 2023

2023 é um ano para comemorar muito, afirma Rivaldo Leite, presidente do Sindicato das Seguradoras de São Paulo e CEO da Porto Seguros. Segundo ele, o resultado do setor de seguros chegou a R$ 22 bilhões até setembro, com 50 companhias no azul. “Esse resultado tem de ser comemorado. Todos estão na mesma direção, buscando crescimento e queremos que a participacão no PIB passe dos atuais 6,4% para 10% do PIB até 2030, como prevê o estudo de Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PSMS), divulgado pela Confederacaão das Seguradoras (CNseg).

Leite também esta animado com 2024. “Todos nós juntos para fazer um ano melhor ainda do que foi 2023”, disse. Entre os desafios, o executivo disse que é como superar 2023. “Temos um crescimento no país inteiro. O Nordeste desponta como uma região que terá investimentos expressivos. São Paulo é um estado rico e certamente terá um crescimento em vários ramos e não só em seguro de carro.

Leite destacou ainda a atenção máxima ao tema “mudanças climáticas” e também ao segmento de saúde suplementar. “Esses são desafios, mas não tenho dúvida que conseguiremos achar uma solução conjunta”, afirmou durante almoço de confraternização com executivos de seguros.

O diretor executivo do Sindicato, Fernando Simões, apresentou a participação da entidade em ação realizada pela Prefeitura do Município de São Paulo de monitoramento por câmeras nas ruas da cidade. É um projeto que pode ser expandido para outros municípios da área metropolitana. Outro projeto apoiado pelo Sindseg-SP é o de desmaterialização dos documentos, para a digitação dos papeis referentes a veículos.ios da região metropolitana. Serviço de monitoramento eficiente.

Dyogo de Oliveira, presidente da CNseg, reforçou o otimismo de Leite. “Foi um ano bom, de muita inovação, de muitas mudanças, de muito trabalho e muitas realizações”, disse. Ele trouxe uma lista de 20 tópicos. Começou pela reforma tributária, garantindo que o setor terá uma boa condição. “Também conseguimos adiar o SRO para 2025 com muito diálogo com a Susep e assim preservaremos a integridade das informações do setor”.

Como não podia deixar de citar, Oliveira citou o acordo feito com o governo sobre o PL 29/2017. “Foi o melhor que conseguimos. Não é o ideal, mas garanto que está muito melhor do que era no início. Também nos orgulhamos muito da realização da FIDES 2023, um grande evento, com debates relevantes para a sociedade”.

O presidente da CNseg também citou desafios como saúde suplementar, SRO e Open Insurance. “Ter uma certificadora monopolista lançando uma SPOC é um absurdo que não podemos aceitar”, afirmou. Sem citar nomes, mas eles se refere a B3. “Também será preciso entender o PL 29 que será aprovado no Parlamento e colocá-lo em vigor no prazo de um ano”.

Para encerrar, o presidente do Sindseg SP fez uma homenagem a Antonio Penteado Mendonça, que há 20 anos colabora com o sindicato produzindo conteúdo e divulgando a mensagem do setor para a sociedade.