home / notícias / Setor de seguros cresce 17,3% no 1º bimestre e arrecada R$ 68 bilhões

Setor de seguros cresce 17,3% no 1º bimestre e arrecada R$ 68 bilhões

Segundo a CNseg, um dos destaques foi o aumento da demanda por seguro viagem, que cresceu 9,5% comparado ao mesmo período de 2023

Valor Econômico - 07 de Maio de 2024

O setor de seguros, sem considerar a saúde suplementar, obteve avanço de 17,3% na arrecadação durante o primeiro bimestre de 2024. As receitas somaram R$ 68,3 bilhões, R$ 10 bilhões a mais do que no mesmo período de 2023, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

Apenas em fevereiro de 2024, a arrecadação com produtos do setor totalizou R$ 33,2 bilhões, com alta anual de 22,7%. Entre janeiro e fevereiro, o setor de seguros, excluindo a saúde suplementar, pagou R$ 39,1 bilhões em indenizações, resgates, benefícios e sorteios, avanço de 1,5% sobre o ano passado. A CNseg destacou o segmento dos títulos de capitalização, que cresceu 27,6%, com quase R$ 4,7 bilhões pagos em resgates e sorteios.

Seguro viagem

Um dos destaques do período foi o aumento da demanda por seguro viagem, que cresceu 9,5% em janeiro e fevereiro deste ano, comparado ao primeiro bimestre de 2023. A arrecadação do produto somou R$ 143,1 milhões no período. Segundo a entidade, “o comportamento do produto anda em paralelo com os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que mostrou um avanço de 23,1% no total de viajantes com o total de 2,2 milhões”.

Nas viagens regidas pelo Tratado de Schengen (acordo de livre circulação entre países europeus), onde este tipo de seguro é obrigatório, o total indicado pela Agência foi de 650 mil pessoas de janeiro e fevereiro deste ano, 16% a mais que em 2023.

Em fevereiro deste ano, as férias e o Carnaval impulsionaram o crescimento de 38,8% na demanda pelo seguro viagem, se comparado com o mesmo período de 2023, alcançando cerca de R$ 80 milhões em arrecadação. Em indenizações, no segundo mês do ano foram pagos cerca de R$ 60 milhões, avanço de 19,8%.

Neste período, a Anac registrou embarque de mais de um milhão de viajantes para destinos internacionais, avanço de 26,8%. No bimestre, a alta de pagamentos de indenizações pelo produto foi de 4%, para um total de R$ 110 milhões.

Com a recente divulgação, em abril, dos dados do quarto trimestre de 2023 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os números completos do setor de seguros no ano passado indicaram um avanço de 11,5% na arrecadação frente a 2022, com volume de quase R$ 670 bilhões.

O pagamento de indenizações, despesas assistenciais, resgates, benefícios e sorteios também seguiu a tendência positiva e registrou crescimento de 7,9% sobre 2022. Somente o segmento de saúde suplementar, em 2023, pagou R$ 241,2 bilhões em despesas de assistências médico-hospitalares e odontológicas, avanço de 13,4% sobre 2022, com arrecadação de R$ 281,5 bilhões em contraprestações líquidas, 15% a mais que no ano anterior